Conecte Conosco

Notícias Recentes

3 mil militares treinam para a Copa, com fuzis e metralhadoras

Publicado

em

Homens com fuzis e metralhadoras desembarcando de blindados em comboio chamaram a atenção dos moradores do Distrito Federal ontem. Vestidos e armados como se estivessem rumo a uma guerra, eles ocuparam viadutos, balões, estradas, quadras residenciais e comerciais.

A operação faz parte de uma simulação para a Copa do Mundo e termina hoje, mas os 3 mil militares envolvidos no treinamento ficarão de prontidão até o fim do Mundial. Durante o evento, estarão nas ruas da capital trabalhando na escolta das delegações e na segurança de pontos estratégicos, como subestações de energia elétrica, o aeroporto e reservatórios de água. As ações visam, principalmente, evitar ataques terroristas.

Batizada de Operação Planalto 8, a mobilização começou no sábado. Ela serve para a tropa se ambientar com o terreno que protegerá no período da competição da Fifa. Ontem, as equipes ocuparam vias, como a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e as que dão acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Algumas percorreram os trajetos entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e os hotéis onde ficarão hospedadas as seleções estrangeiras — a capital receberá sete partidas, com ao menos nove seleções, além do Brasil.

A corporação empregará militares na Força Planalto (Forplan), treinados para enfrentar ações contra terrorismo e ataques químicos. Para compor o efetivo do DF, foram chamados soldados de Goiás, do Tocantins e da região do Triângulo Mineiro. Além dos militares, o Exército terá à disposição veículos blindados, metralhadoras, radares de solo, helicópteros, mais de 400 viaturas, além de roupas especiais contra ataques químicos.

Fonte: Correio Web

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados