Notícias Recentes
71 pinguins encontrados mortos em praias de São Paulo em 4 dias

Nos primeiros quatro dias de julho, foi registrado o falecimento de 71 pinguins nas praias do litoral paulista, enquanto sete outros foram localizados vivos e estão recebendo cuidados adequados.
Esses dados foram coletados pelo Instituto Argonauta, que é responsável pelo monitoramento da espécie na região e pela condução de resgates, reabilitação e reintegração dos animais ao seu habitat natural. Os corpos dos pinguins foram recolhidos para exames que visam determinar as causas das mortes.
Temporada de pinguins no litoral de São Paulo
Julho é o início do período em que os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) aparecem com maior frequência na costa norte de São Paulo.
Naturalmente oriunda da Patagônia, essa espécie faz sua migração anual entre junho e setembro, em busca de alimento e águas mais quentes.
Este ano, as equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), liderado pelo Instituto Argonauta, iniciaram os registros desses animais na região.
O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, que é presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, explicou que a mortalidade dos pinguins no litoral sudeste é um fenômeno natural, porém recomenda atenção especializada.
“A temporada de pinguins reforça a necessidade de cuidado com a fauna marinha. Caso um animal apareça debilitado na praia, é essencial que a população evite manipulá-lo e entre em contato com as equipes técnicas qualificadas. O Instituto Argonauta, por meio do PMP-BS, está atento e preparado para fornecer o suporte necessário”, comunicou o especialista em nota.
Se encontrar um animal marinho em estado fragilizado na praia, ligue para 0800-642-3341 para receber orientações e ajuda especializada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login