Conecte Conosco

Notícias Recentes

Sono e Exercícios Físicos

Publicado

em

04 09 3    

O corpo só reflete externamente como está por dentro MAS muitos ainda insistem em buscar beleza tratando a aparência como prioridade!
Não sei se é o seu caso mas, curiosamente, a maioria exercita-se principalmente: para ficar (mais) “bonita”. Ocorre que, sobretudo para fins estéticos, o exercício físico só funciona se for realizado adequadamente: se não for assim, causa stress no organismo e BEM sabemos que o stress crônico compromete a saúde, causa mal-estar e prejudica a aparência (até engorda!); e sinceramente: quem quer exercitar-se para ficar pior que já estava?

Como exercitar-se direito? Basicamente, desta forma:
– Boa orientação sobre o exercício mais adequado e como executá-lo (aqui sugiro avaliação e acompanhamento por um bom profissional de Educação Física ou mesmo Fisioterapeuta)

– Alimentação adequada antes e depois do exercício

– Intervalos programados suficientes entre as sessões de treino

– Sono adequado

E todos entendem bem a importância dos 3 primeiros fatores mas dúvida comum é: o que o SONO tem a ver com a qualidade do exercício físico? Simples: você pode malhar na melhor academia, ser orientado pelo melhor personal, tomar os melhores suplementos, alimentar-se muito bem, não ter qualquer doença e ainda assim não conseguir atingir os resultados esperados, por causa do seu sono.

Quando chega a noite, a luminosidade do ambiente, a agitação do dia vão diminuindo, sua glândula pineal começa a converter sua serotonina (“hormônio do prazer”, produzido principalmente durante o dia) em melatonina, o hormônio do sono e mais GH (hormônio do crescimento) vai sendo liberado pela sua hipófise (outra glândula) na corrente sangüínea.
Juntos, a melatonina e o GH estimulam os “reparos” no organismo, sendo a melatonina o principal “maestro” do reparo intelectual/emocional e o GH do reparo físico.

Por isso é que durante o sono que nosso corpo recupera-se das agressões do dia que passou e prepara-se para o novo dia, com criação/deposição de tecidos onde for necessário (por exemplo: músculos*, ossos e cartilagens) e eliminação do desnecessário (toxinas, por exemplo toxinas).

– Nossa mente fixa memórias, “descarta” pensamentos e lembranças de pouca utilidade, faz conexões entre pensamentos e ainda descansa.

O assunto é BEM mais extenso que estas simples noções aqui postadas mas creio que já tenha ficado claro o essencial: quem não dorme bem, não tem liberação de GH e melatonina em quantidades adequadas; assim, não passará pelos “reparos” necessários em seu corpo e mente (na medida certa). Por tudo isso, a produtividade do organismo para o desempenho das atividades do dia seguinte fica cada vez mais prejudicada, inclusive para a execução de novos exercícios físicos.

Mas agora que a importância do sono para a otimização do exercício físico ficou clara, como dormir direito? Algumas dicas importantes:
– Procure dormir no escuro ou com o mínimo de luminosidade.
– Procure dormir no silêncio ou com o mínimo de ruídos
– Evite “agitação” perto da hora de dormir
– Tenha travesseiro e colchão adequados ao seu biótipo
– Procure dormir de lado
– NUNCA durma em jejum ou com sede mas, é claro, evite excessos de qualquer espécie perto da hora de dormir

Saúde, bom sono e… Bom treino!

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados