Mundo
Alunos de Gaza retornam às aulas após longos anos de conflito
Dezenas de estudantes da escola Al Hasaina, localizada em Nuseirat, no coração da Faixa de Gaza, retomaram as aulas, apesar das condições precárias causadas pelo conflito na região, conforme verificado pela AFPTV neste sábado (1º).
Aproveitando o frágil cessar-fogo vigente desde 10 de outubro, a agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) anunciou a reabertura gradual das instituições de ensino após dois anos de confrontos entre o Hamas e o exército israelense, iniciados pelo ataque inédito do grupo islamista palestino em solo israelense em 7 de outubro de 2023.
Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA, informou na terça-feira que mais de 25.000 estudantes já estavam participando dos "espaços de aprendizado temporários" organizados pela agência e que cerca de 300.000 continuariam as aulas de forma remota.
Na escola Al Hasaina, aproximadamente 50 meninas assistiam às aulas sentadas no chão, sem mesas ou cadeiras, conforme imagens da AFPTV.
Em outra sala, um grupo semelhante de adolescentes seguia as aulas apoiando os cadernos nos joelhos.
Durante o conflito, essa escola, assim como outras instalações da UNRWA, serviu como abrigo para diversas famílias deslocadas. Até o momento, algumas pessoas ainda permanecem no local.
Warda Radun, de 11 anos, expressou o desejo de retornar ao ensino. "Estou no sexto ano, mas perdi dois anos de estudos devido ao deslocamento e à guerra," contou à AFP.
"Estamos lentamente retomando as aulas, até que a escola esteja livre de pessoas deslocadas para que possamos continuar aprendendo como antes," complementou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login