Mundo
Israel abre passagem para entrada de ajuda em Gaza
Israel anunciou na quarta-feira (12) a abertura de uma passagem de fronteira no norte da Faixa de Gaza para permitir a entrada de auxílio humanitário fornecido pela ONU e outras organizações internacionais.
Segundo o órgão do Ministério da Defesa responsável pelos assuntos civis nos territórios palestinos, COGAT, a passagem de Zikim foi aberta para o acesso de caminhões com ajuda humanitária à região. Um porta-voz da COGAT informou que essa passagem estará aberta permanentemente, assim como a de Kerem Shalom, localizada no sul de Gaza, principal rota de entrada de ajuda desde o início do conflito em outubro de 2023.
A ajuda que entrar por Zikim, o principal ponto de acesso ao norte de Gaza, passará pelos procedimentos regulares de segurança antes de adentrar o território palestino.
Em outubro, o Programa Mundial de Alimentos da ONU relatou que não conseguia retirar carregamentos no norte de Gaza desde o fechamento da passagem em 12 de setembro.
Os obstáculos causados pelos controles de segurança de Israel e as limitações para entrada de muitos produtos têm dificultado o envio de ajuda à Gaza, segundo relatos de trabalhadores humanitários. Dentro de Gaza, a distribuição da ajuda é dificultada pela destruição da infraestrutura local e pelo risco de saques.
O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) enfatizou recentemente que a abertura das passagens diretas ao norte é fundamental para assegurar que a assistência chegue rapidamente às pessoas necessitadas.
Em agosto, uma agência da ONU destacou que o norte de Gaza enfrentava sérias dificuldades alimentares, mas essa avaliação foi contestada pela COGAT.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login