Conecte Conosco

Economia

Consumo de energias renováveis cresce, diz relatório da AIE

Publicado

em

As fontes de energias renováveis têm registrado um aumento na demanda maior do que as fontes fósseis, segundo um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quarta-feira (12). O documento aponta que o consumo de petróleo deve se estabilizar até 2030.

Movidas principalmente pela energia solar fotovoltaica, as renováveis apresentam o crescimento mais rápido entre as principais fontes de energia, de acordo com todos os cenários analisados pela AIE em seu estudo anual sobre as perspectivas energéticas globais.

No relatório, a AIE expõe três diferentes projeções para o futuro do setor energético mundial: uma que considera as políticas atuais dos países, outra que engloba ações necessárias para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, e um cenário intermediário com as medidas já anunciadas pelos governos.

Na projeção intermediária, mesmo após as mudanças políticas anunciadas, os Estados Unidos teriam uma capacidade 35% menor em energias renováveis até 2035 em comparação com as estimativas do relatório de 2024.

Ainda assim, a nível global, as energias renováveis continuam sua rápida expansão, destacou a AIE.

A China permanece como o maior mercado e produtor, contribuindo com aproximadamente 45% a 60% do crescimento esperado para a próxima década, independentemente do cenário considerado.

As projeções para a distribuição das fontes energéticas variam entre os cenários. No cenário intermediário, o consumo de carvão alcança um pico e o uso de petróleo se estabiliza até 2030.

Já a demanda por gás natural seguiria em alta durante a década de 2030, devido a recentes políticas dos Estados Unidos e à queda dos preços, contrariando estimativas anteriores.

No cenário mais conservador, considerando estritamente as políticas vigentes, o consumo de carvão começaria a cair antes do final desta década, enquanto a demanda por petróleo e gás continuaria a crescer até 2050.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados