Conecte Conosco

Economia

Produção global de vinho melhora levemente em 2025, mas segue baixa

Publicado

em

A produção global de vinho deve apresentar uma ligeira melhora em 2025, embora continue em níveis reduzidos devido aos desafios climáticos, com uma queda significativa na produção do Chile, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Estima-se que a produção alcance cerca de 232 milhões de hectolitros, representando um aumento modesto de 3% em relação a 2024, ano em que foi registrado o menor volume desde 1961. Essa previsão se baseia em informações provenientes de 29 países, que correspondem a 85% da produção mundial.

Mesmo com essa recuperação, a quantidade prevista ainda está bem abaixo das médias recentes, refletindo um período de oferta global limitada causada pelos desafios climáticos e pelas mudanças nos hábitos de consumo, destaca a OIV, uma entidade intergovernamental centenária composta por 51 países.

A Europa, fortemente afetada no ano anterior, está mostrando sinais de recuperação, com previsão de 140 milhões de hectolitros na União Europeia (+2%), mas ainda 8% abaixo da média dos últimos cinco anos (2020-24), evidenciando o impacto crescente dos fenômenos climáticos extremos na produção regional.

Se confirmada, essa será a segunda menor colheita registrada no século atual no continente, que ainda representa cerca de 60% da produção mundial.

No hemisfério sul, com previsão de 49 milhões de hectolitros, a produção também fica aquém da média dos últimos cinco anos, novamente por causa dos desafios climáticos. A OIV deve publicar os dados finais em abril.

Espera-se uma recuperação leve na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Brasil, que compensaria a forte baixa no Chile, cuja produção deve cair 10% em relação a 2024, marcando o quarto ano consecutivo de declínio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados