Mundo
Trump pede indulto para Netanyahu ao presidente de Israel
O presidente de Israel, Isaac Herzog, anunciou nesta quarta-feira (12) que recebeu uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual ele solicita o indulto para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que atualmente enfrenta julgamento em três processos por corrupção.
Herzog informou que recebeu a correspondência durante a manhã e que nela Trump o encoraja a considerar a concessão deste perdão. O gabinete presidencial ressaltou que qualquer pessoa que queira buscar o perdão presidencial deve fazer um pedido formal.
Netanyahu é réu em acusações de corrupção e participa regularmente dos julgamentos relacionados, nos quais ainda não houve decisão final. Ele nega todas as acusações feitas contra ele.
Na carta, Trump afirma estar escrevendo para Herzog em um momento marcante, destacando a recente conquista da paz que segundo ele foi esperada por cerca de 3000 anos. Ele descreve Netanyahu como um líder forte e decisivo, especialmente em tempos de conflito, e expressa que considera o processo judicial contra Netanyahu como politicamente motivado e sem fundamento.
Além disso, Netanyahu e sua esposa, Sara, são acusados de receber presentes de luxo no valor de aproximadamente 260 mil dólares, incluindo charutos, joias e champanhe, supostamente em troca de favores políticos. Ele também enfrenta acusações de tentar obter cobertura favorável de dois meios de comunicação locais.
O comunicado do presidente israelense salienta o respeito e a gratidão de Herzog pelo apoio consistente que Trump tem dado a Israel. Durante o atual mandato do premiê, iniciado no final de 2022, Netanyahu tentou implementar reformas no sistema judicial, o que gerou grandes manifestações. Os opositores o acusam de tentar enfraquecer o poder dos tribunais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login