Mundo
ONU alerta sobre fome grave para milhões
Milhões de pessoas em várias partes do mundo estão em risco de enfrentar fome severa ou escassez de alimentos, alertaram nesta quarta-feira (12) dois órgãos da ONU focados em alimentação e agricultura, num cenário crítico devido à falta de recursos financeiros.
De acordo com um relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA), a insegurança alimentar aguda está piorando, atingindo 16 regiões globais.
“Conflitos, crises econômicas, eventos climáticos extremos e a falta grave de financiamento estão agravando uma situação já muito difícil”, destacaram FAO e PMA, ambas baseadas em Roma, em nota publicada em conjunto.
“Haiti, Mali, Palestina, Sudão do Sul, Sudão e Iêmen” estão entre os países em maior dificuldade, onde as pessoas enfrentam um perigo iminente de fome extrema, segundo o relatório.
Afeganistão, República Democrática do Congo, Mianmar, Nigéria, Somália e Síria também estão em uma situação alarmante.
As outras quatro regiões críticas apontadas são Burkina Faso, Chade, Quênia e os refugiados rohingyas em Bangladesh.
“Estamos prestes a enfrentar uma catástrofe alimentar evitável que pode provocar fome generalizada em diversas nações”, alertou Cindy McCain, diretora executiva do PMA, citada na nota, enfatizando que “a inação neste momento só aumentará a instabilidade”.
O relatório ressalta também que os fundos para ajuda humanitária são insuficientes, indicando que dos 29 bilhões de dólares necessários para apoiar as populações vulneráveis, apenas 10,5 bilhões foram arrecadados, colocando a assistência alimentar aos refugiados em risco de colapso.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login