Mundo
EUA planejam baixar tarifas sobre café e bananas
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta quarta-feira (12) que em breve fará um comunicado importante sobre a redução dos preços do café e das bananas, como parte dos esforços para combater o impacto das tarifas alfandegárias na inflação do país.
O governo anterior, liderado por Trump, buscou mostrar resistência econômica ante as preocupações crescentes sobre o custo de vida entre os americanos.
Em agosto, o preço do café aumentou 21% em comparação ao ano anterior, e cerca de 19% em setembro, de acordo com dados recentes da inflação ao consumidor.
Esse aumento é parcialmente devido a condições climáticas adversas recentes, mas também foi influenciado pela tarifa de 50% aplicada por Trump em muitos produtos brasileiros neste ano.
A maior parte do café consumido nos EUA é importada, principalmente em grãos, conforme a Associação Nacional do Café.
Em entrevista à Fox, Bessent explicou que as famílias podem esperar um anúncio significativo nos próximos dias sobre produtos que não são cultivados nos Estados Unidos, mencionando o café, as bananas e outras frutas.
Trump afirmou anteriormente que planeja reduzir algumas tarifas alfandegárias, mencionando especificamente o café.
De acordo com o Departamento de Agricultura, 85% das bananas importadas em 2024 vieram de Guatemala, Equador, Costa Rica e Honduras, países que enfrentam tarifas adicionais de 10% a 15% devido à nova política comercial dos EUA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login