Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lula quer falar com Pacheco, Bruno Dantas e ministros do STF antes de anunciar substituto

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a seus auxiliares que, além do senador Rodrigo Pacheco, pretende conversar com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e realizar novos encontros com ministros do Supremo Tribunal Federal antes de anunciar seu escolhido para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.

Pacheco e Dantas também são considerados opções para o cargo, mas conforme ministros próximos ao presidente, o advogado-geral da União, Jorge Messias, continua sendo o nome preferido de Lula.

Há três semanas, o presidente conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e decidiu adiar a escolha do substituto de Barroso para garantir uma indicação melhor amarrada. A preocupação é que Messias enfrente resistência no Senado, já que a maioria dos parlamentares prefere Pacheco, que foi presidente da Casa por dois mandatos.

O entorno de Lula espera que o cenário político se torne mais favorável para a indicação de Messias no Senado. Segundo esses ministros, as conversas que o presidente pretende realizar não têm caráter consultivo sobre o nome, mas visam fortalecer sua escolha junto ao Supremo e ao Senado.

Em outubro, Lula reuniu-se com ministros do Supremo para discutir sua indicação à Corte. Teve jantares com Barroso e encontros com ministros do STF como Flávio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do titular da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Quanto a Pacheco e Dantas, Lula planeja fazer um gesto a ambos, explicando os motivos de sua decisão. Em Belém, durante a COP, o presidente chegou a encontrar Bruno Dantas, mas segundo relatos, o assunto não foi tratado.

Quando escolheu Flavio Dino para a vaga da ministra Rosa Weber em novembro de 2023, Lula comunicou a Messias, que também disputava a vaga, sobre sua decisão.

Lula retornou de Belém na segunda-feira à noite após dez dias na capital paraense, onde participou de eventos preparatórios da COP 30. De volta a Brasília, a definição do substituto de Barroso é um dos principais assuntos aguardando o desfecho do presidente.

Na segunda-feira, o líder do governo na Câmara, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que Lula deve conversar com Pacheco ainda nesta semana e que dificilmente haverá recuo na escolha de Messias:

— O presidente Lula deve, ao retornar a Brasília, que deve ser amanhã ou na quarta-feira, ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar o nome ao STF. Acredito que essa decisão está tomada e não será revertida — disse Wagner.

Outro aliado próximo a Lula, o presidente do PT, Edinho Silva, ressaltou que a estratégia do presidente para fortalecer seu indicado é valorizar o Senado. Ele defendeu a escolha de Messias e destacou que Lula saberá o momento certo para anunciar a decisão:

— Para mim, é um dos maiores juristas do país atualmente. Muito qualificado e com habilidade para diálogo amplo com a sociedade. Além disso, é evangélico, não esconde isso e se orgulha. Ter um evangélico no STF também equilibra pensamentos e visões de sociedade, o que soma para um jurista de altíssima competência — afirmou Edinho Silva.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados