Conecte Conosco

Mundo

Ataque russo deixa mortos e feridos em Kiev

Publicado

em

Quatro pessoas perderam a vida e pelo menos 24 ficaram feridas nesta sexta-feira (14) durante um ataque massivo que atingiu vários bairros da capital da Ucrânia, conforme informado pelo presidente Volodimir Zelensky e autoridades locais.

Zelensky afirmou que “quatro pessoas morreram (…) foram utilizados quase 430 drones e 18 mísseis” e acusou a Rússia de conduzir um “ataque intencional, planejado para causar o máximo de dano a civis e à infraestrutura”.

Em contrapartida, a Rússia declarou ter abatido mais de 200 drones ucranianos em seu território.

Desde 2022, quando iniciou a ofensiva contra a Ucrânia, a Rússia intensificou os ataques a Kiev, sobretudo a instalações de energia, sistemas ferroviários e áreas residenciais.

Segundo Timur Tkatchenko, comandante da administração militar da cidade, “os russos estão atacando prédios residenciais altos em quase todos os bairros de Kiev”.

A polícia local reportou no Telegram a morte de uma idosa no distrito de Desnianski e 24 feridos, entre eles uma gestante e uma criança de 10 anos.

Profissionais da imprensa da AFP observaram balas traçantes usadas contra drones e o funcionamento de vários sistemas antimísseis.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, destacou que houve um “grande ataque inimigo” e que as defesas aéreas estão ativas.

Ele acrescentou que alguns setores das redes de aquecimento foram danificados e que edifícios no distrito de Desnianskyi ficaram temporariamente sem aquecimento.

Klitschko também informou sobre incêndios e danos em vários bairros, com cortes previstos de água e eletricidade.

As tropas russas avançam há meses na região leste da Ucrânia, buscando controlar as áreas de Donetsk e Luhansk.

A Ucrânia, por sua vez, intensificou as operações contra infraestrutura russa, tentando agir além das linhas de combate.

De acordo com autoridades regionais russas, ataques ucranianos causaram um incêndio, que já foi controlado, na refinaria de petróleo de Sheskharis, uma das maiores da Rússia, localizada na cidade portuária de Novorossisk, no Mar Negro.

Além disso, três tripulantes de uma embarcação civil ficaram feridos e foram hospitalizados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados