Mundo
COP30: WCF abre fundos para investir na adaptação climática na África
A World Climate Foundation (WCF) anunciou a captação de 40 milhões de euros que serão usados para impulsionar investimentos privados focados em adaptação e resiliência climática em nações africanas. A meta é atrair pelo menos mais 100 milhões de euros em recursos privados. Até 15 de janeiro de 2026, gestores de investimentos interessados podem enviar suas propostas para o fundo chamado Adaptation Finance Window for Africa.
A WCF é uma organização sem fins lucrativos que serve como uma plataforma internacional, conectando governos, empresas, investidores e sociedade civil. A coalizão Investment Mobilisation Collaboration Alliance (IMCA), que inclui o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia e o Nordic Development Fund (NDF), está por trás dessa iniciativa. A World Climate Foundation atua como secretariado da IMCA, facilitando a cooperação entre os parceiros.
Satu Santala, Diretora Geral do Nordic Development Fund, enfatiza a importância de acelerar o financiamento para atender às demandas de adaptação e resiliência na África. Lars Løkke Rasmussen, ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, alinhado aos objetivos da presidência brasileira da COP 30, destaca que parcerias justas entre os países nórdicos e as nações em desenvolvimento são fundamentais para liderar com exemplos e desenvolver soluções sustentáveis para combater a crise climática.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login