Mundo
EUA e Suíça fecham acordo tarifário
Jamieson Greer, representante comercial dos Estados Unidos, anunciou que os EUA e a Suíça estão prestes a firmar um acordo comercial, com oficialização prevista para esta sexta-feira (14), após negociações em Washington.
Segundo Greer, a Suíça será a próxima a integrar a lista de países com os quais os EUA têm firmado pactos comerciais, seguindo uma nova política tarifária lançada em abril que tem impactado o comércio mundial.
Na quinta-feira, Greer também confirmou acordos similares com Argentina, Equador, El Salvador e Guatemala.
O ministro da Economia da Suíça, Guy Parmelin, esteve em Washington buscando reduzir as altas tarifas impostas pelo governo Trump, que surpreendeu a Suíça em agosto com taxas de 39% sobre importações do país, uma das alíquotas mais elevadas na estratégia de tarifas globais.
Em entrevista à CNBC, Greer mencionou que a expectativa é que empresas suíças instalem unidades produtivas nos EUA em setores como farmacêutico, fundição de ouro e equipamentos ferroviários.
O Escritório do Representante Comercial dos EUA ainda não divulgou mais detalhes sobre o acordo.
Sempre buscando proteger o mercado nacional, Trump tem imposto tarifas variadas a muitos parceiros comerciais, abrangendo setores como aço, alumínio e automóveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login