Mundo
Enchentes causam quase 600 mortes na Ásia
Quase 600 pessoas perderam a vida devido às enchentes causadas por chuvas intensas na Indonésia, Tailândia, Malásia e Sri Lanka, conforme dados oficiais atualizados neste sábado (29).
As cenas de ruas tomadas pela água, moradores isolados e deslizamentos de terra têm sido frequentes nos quatro países, após as fortes chuvas que atingiram o sudeste asiático nos últimos dias.
A agência indonésia de gestão de desastres registrou mais de 300 mortos, enquanto as autoridades tailandesas confirmaram pelo menos 162 óbitos na região sul, o governo do Sri Lanka informou 132 e a Malásia confirmou dois falecidos.
Na Indonésia, a província de Sumatra do Norte foi a mais atingida, com 166 mortos, seguida por Sumatra Ocidental, com 90 mortes, e Aceh, com 47.
As equipes de socorro continuam tentando alcançar as áreas mais prejudicadas da turística Sumatra neste sábado.
Novia, moradora de Pidie, em Aceh, afirmou: “A água baixou em nossa casa, mas tudo ainda está coberto de lama. Algumas coisas da casa foram danificadas ou caíram, mas ainda não tivemos condições de limpar”.
Firda Yusra relatou que teve que deixar sua residência com esposa e filho para se abrigar em uma mesquita com outras mil pessoas. “Comemos tudo o que estava ao nosso alcance”.
Na Tailândia, “o total de mortos nas sete províncias afetadas chega a 162”, disse Siripong Angkasakulkiat, porta-voz do governo. Mais de 100 falecimentos foram apenas na província de Songkhla.
As águas chegaram a subir três metros, causando uma das piores enchentes da última década.
Para aliviar a superlotação dos necrotérios, as autoridades disponibilizaram caminhões frigoríficos para armazenar os corpos das vítimas.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, visitou um abrigo no distrito de Hat Yai, um dos mais afetados, e pediu desculpas por “ter permitido” que a tragédia ocorresse durante seu mandato.
“O próximo passo é evitar que a situação piore”, acrescentou o líder, informando que a limpeza do distrito deve levar duas semanas.
O governo anunciou auxílios para os afetados, incluindo indenizações de até 62.000 dólares (330.000 reais) em casos específicos.
O descontentamento público cresce na Tailândia em relação à gestão da crise. Dois governantes locais foram afastados por supostas irregularidades.
Na Malásia, duas pessoas morreram devido às enchentes no estado de Perlis, ao norte do país.
No Sri Lanka, enchentes e deslizamentos causaram pelo menos 132 mortes e forçaram quase 80.000 pessoas a buscarem abrigo temporário, segundo autoridades. Além disso, 176 pessoas estão desaparecidas.
O governo da ilha decretou estado de emergência neste sábado e solicitou ajuda internacional.
A temporada anual de monções, que ocorre entre junho e setembro, costuma provocar chuvas intensas e desastres, mas este ano uma tempestade tropical agravou ainda mais a situação.
Na Indonésia e Tailândia, o número de vítimas fatais é um dos maiores registrados em anos recentes devido a enchentes.
De acordo com cientistas, as mudanças climáticas causadas pela atividade humana têm tornado os eventos climáticos extremos mais frequentes, mortais e devastadores.
Para cada grau a mais na temperatura, a atmosfera pode reter 7% mais umidade, o que resulta em chuvas mais fortes, alertam especialistas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login