Conecte Conosco

Notícias Recentes

Idoso

Publicado

em

Novo modelo de bannerSe o #IDOSO que você conhece tem apresentado sintomas de alterações na #memória, #cognição,#desorientação e similares isto NÃO É necessariamente #Alzheimer ou #Demência senil como muitos precocemente “diagnosticam” por aí.

E se você NÃO é idoso mas quer evitar uma terceira idade cheia de sintomas #mentais e físicos, leia atentamente também! Deve ajudar.

Tenham atenção a estes SIMPLES pontos e muito pode melhorar antes mesmo dos remédios e tratamentos “complexos” e muitas vezes com resultados insatisfatórios!

A maioria dos idosos cuida cada vez menos de melhorar/manter seus hábitos de vida mais saudáveis, quanto mais medicamentos usam – parece que tendem a confiar sua saúde muito aos remédios e vão esquecendo e desvalorizando o cuidado que deveriam ter, crescente e otimizado, consigo mesmos!

Entenda que as maiores causas de ADOECIMENTO em idosos são:

– DESIDRATAÇÃO (a maioria toma menos água que deveria porque esperam a sede para ingerir)

– DESNUTRIÇÃO (Má nutrição – muitas vezes acham que comem direito mas, na verdade, não o fazem)

– SEDENTARISMO

– Falta de atividade cerebral, “trabalhos”, tarefas, desafios e atividades prazerosas

– Isolamento social

Aja nestes fatores e decerto virão BONS resultados! Ou seja: a base da saúde, também do idoso, é melhorar seus hábitos de vida

Dicas avançadas:
– Cada idoso pode ter necessidades bem específicas: isto deve-se à individualidade de cada ser humano.

– Idoso não precisa só de cuidado: precisa também de carinho; não basta ter só quem pague suas contas e viabilize o necessário para sobrevivência: é mais que desejável alguém que dê atenção sensível, afeto e amor

– Acompanhamento médico competente, preferencialmente com experiência na atenção ao idoso (e peculiaridades do envelhecimento), humano e interessado é mandatório: muitos distúrbios começam “pequenos” ou são ignorados/desprezados mas tendem a evoluir e associar-se com rápido e significativo comprometimento para a qualidade de vida

– Incentive a independência: dentro do máximo possível o idoso deve ser estimulado a ter interesse pela sua vida e responsabilidade por tarefas de real importância, também para sentir-se útil e inserido no contexto social

– Incentive o interesse e a prática do cuidado individual, tanto com sua aparência quanto seus interesses

– Acompanhamento nutricional é fundamental

– Evite sonecas excessivas durante o dia: irão prejudicar o sono à noite, que é o mais fisiológico

– Uso de medicamentos e suplementos deve ser periodicamente reavaliado por profissionais, para assim adequar melhor as doses e minimizar efeitos colaterais, interações medicamentosas, uso equivocado e mesmo excessivo; em muitos casos, infelizmente, há idosos usando vários medicamentos ao mesmo tempo onde, não raras vezes, o uso de alguns medicamentos serve sobretudo para combater efeitos adversos de outros.

– O ideal é cessar tabagismo e etilismo mas, se não for possível, devem ser diminuídos significativamente: se intoxicação já faz mal para um organismo jovem, imaginem para um organismo envelhecido e por isso com menor potencial efetivo de desintoxicação!

– Acompanhamento psicológico MUITAS vezes é bem vindo, já que é comum o crescente “desinteresse pela vida” ou “expectativa de morte próxima”

Aconselho a leitura dos links abaixo:
http://goo.gl/IsJ1nN
http://goo.gl/KJcDla

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados