Mundo
Trump anuncia bloqueio do espaço aéreo da Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em sua rede social Truth Social que o espaço aéreo da Venezuela deve ser totalmente considerado fechado por todas as companhias aéreas. “O espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela está completamente fechado”, publicou, estendendo o aviso a traficantes de drogas e pessoas.
Segundo a agência Reuters, autoridades norte-americanas ficaram surpresas com o anúncio e informaram não ter conhecimento de qualquer operação militar dos EUA em andamento para impor esse fechamento.
Horas depois, o governo da Venezuela se manifestou por meio de comunicado, repudiando as declarações de Trump. O governo classificou os comentários como uma “ameaça colonialista” à soberania do país e algo incompatível com o direito internacional.
A escalada de tensões entre Trump e a Venezuela do presidente Nicolás Maduro tem resultado em diversos episódios recentes. Os Estados Unidos posicionaram navios de guerra no Mar do Caribe, próximo à Venezuela, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas internacional, tendo inclusive abatido pequenas embarcações e causado mortes.
Nas últimas semanas, Trump mencionou a possibilidade de abrir negociações com Maduro, mas sem detalhes. Recentemente, anunciou que pode ordenar operações terrestres contra os narcotraficantes. Em resposta, Maduro chamou a Força Aérea a manter-se “em alerta, pronta e disposta” para defender os direitos venezuelanos.
Informações baseadas na agência Reuters.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login