Conecte Conosco

Notícias Recentes

Rejeição a Lula ultrapassa aprovação, revela pesquisa

Publicado

em

A rejeição ao governo do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a superar o índice de aprovação, conforme aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (2). O estudo apresenta um aumento na desaprovação de 48,1% para 50,7%, enquanto a aprovação diminuiu de 51,2% para 48,6%. Esse resultado interrompe a tendência de melhora observada desde agosto, colocando o governo em uma situação mais delicada.

As avaliações positivas, classificadas como ótimo e bom, caíram de 48% para 44,4%, e as avaliações negativas, de ruim e péssimo, subiram de 47,2% para 48,6%. Segundo o instituto, essa mudança ocorre diante das dificuldades do governo em apresentar respostas eficazes à área de segurança pública, especialmente após a grande operação realizada no Rio de Janeiro.

Em outras áreas, a pesquisa mostra que o Lula continua sendo considerado melhor avaliado do que a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em temas como relações internacionais, direitos humanos, moradia e turismo. No entanto, a gestão anterior ainda lidera em 13 dos 18 temas analisados, principalmente em responsabilidade fiscal, segurança pública e impostos. Em políticas sociais, o estudo aponta um empate.

O levantamento destaca os principais pontos positivos do governo, como o programa Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos para a população (86%), e a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês (81%). Outros programas bem vistos incluem a retomada do Minha Casa Minha Vida (74%) e o programa de renegociação de dívidas, o Desenrola (72%). Por outro lado, a taxação de compras internacionais, conhecida como “taxa das blusinhas” (65%), e o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (58%) são considerados os maiores erros da gestão.

A pesquisa ouviu 5.510 pessoas em todo o Brasil, entre 22 e 27 de novembro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados