Conecte Conosco

Economia

Crise profunda abala economia da Alemanha

Publicado

em

A economia da Alemanha enfrenta atualmente seu desafio mais sério desde a Segunda Guerra Mundial, segundo declaração feita na terça-feira (2) pela principal federação industrial nacional. A entidade criticou o governo pela falta de ação efetiva, mesmo com a produção industrial em declínio pelo quarto ano seguido.

O governo liderado pelo conservador Friedrich Merz luta para reviver uma economia que não cresce há mais de dois anos e que está passando por transformações significativas.

O setor industrial alemão tem perdido força diante da forte concorrência global, especialmente da China, além dos altos custos da energia elétrica, fatores que prejudicam sua competitividade.

Segundo Peter Leibinger, presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), “a economia alemã está em queda constante e, mesmo assim, o governo não atua com a determinação necessária”.

A BDI prevê uma redução de 2% na produção para este ano, o que implicaria o quarto ano seguido de retração na indústria. A entidade apelou para que as autoridades adotem mudanças claras na política econômica, focando no aumento da competitividade e no estímulo ao crescimento.

Os números do terceiro trimestre mostram que a produção industrial caiu 0,9% em comparação com o trimestre anterior e 1,2% na comparação anual.

Merz anunciou um pacote de reformas e simplificação de burocracia para fomentar a inovação e diminuir os custos de produção, contudo, os industriais da maior economia europeia consideram que o governo ainda não age com a agilidade necessária.

De acordo com a BDI, a ausência de reformas estruturais robustas a cada mês resultará na perda de mais empregos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados