Conecte Conosco

Notícias Recentes

Oposição na Câmara diz que Dilma perdeu condição de conduzir o país

Publicado

em

Seis líderes da oposição na Câmara divulgaram nota nesta quinta-feira (20) na qual afirmam que a presidente Dilma Rousseff perdeu de forma “irreversível” as condições necessárias para conduzir o país. O comunicado foi assinado pelos líderes de PSDB (Carlos Sampaio), DEM (Mendonça Filho), PPS (Rubens Bueno), SD (Arthur Maia) e PSC (André Moura), além do líder da minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).

Sem defender claramente o impeachment da chefe do Executivo, os seis líderes ressaltam no texto que o momento exige “união” da oposição para buscar “saídas” para a crise.

Qualquer que seja o resultado das investigações – impeachment, cassação do diploma – e também no caso de renúncia, a oposição estará unida e tem consciência de sua responsabilidade para com o Brasil”
Nota conjunta assinada pelos líderes de PSDB, DEM, PPS, PSC e SD

“Diante das gravíssimas crises econômica, política e ética em que o governo do PT colocou o Brasil e da irreversível perda de condições por parte da presidente da República em conduzir o país, os partidos de oposição compartilham da mesma preocupação e da necessidade de unir suas forças para buscar alternativas capazes de superar tais crises”, escreveram as legendas da oposição.

Os seis líderes oposicionistas lembram na nota que a presidente é alvo de processos no Tribunal de Contas da União (TCU), por causa das “pedaladas fiscais”, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela acusação de que a campanha de 2014 teria utilizado recursos ilícitos do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

“Apurações ocorrem simultaneamente em cortes importantes, como o TSE e o TCU, que em acórdão já comprovou a prática das pedaladas fiscais, o que configura crime de responsabilidade. Portanto, qualquer que seja o resultado das investigações – impeachment, cassação do diploma – e também no caso de renúncia, a oposição estará unida e tem consciência de sua responsabilidade para com o Brasil”, diz a oposição na nota divulgada à imprensa.

De acordo com os líderes oposicionistas, independentemente do resultado dos processo no TCU e TSE, a oposição estará “unida” em busca de alternativas.

“Qualquer que seja o resultado das investigações em curso – impeachment, cassação do diploma – e também no caso de renúncia, a oposição estará unida e tem consciência de sua responsabilidade para com o Brasil.”

PSDB, DEM, PPS, SD e PSC também classificam a recessão econômica como a mais “grave da história republicana” do país e dizem que vão se aliar aos que fazem protestos nas ruas.

“Diante desse quadro e em sintonia com o que externaram as manifestações em todo o país, os partidos de oposição na Câmara anunciam que procurarão, ao lado de representantes dos movimentos sociais, da sociedade organizada e de parlamentares que se identificam com essas preocupações, saídas par ao caos que se avoluma, pois entendem ser esta, também, uma das obrigações do parlamento brasileiro.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados