Notícias Recentes
Nº de servidores públicos municipais subiu 66,7% em 13 anos, diz IBGE
Em 2014, o Brasil tinha 6,5 milhões de servidores públicos municipais, um número 66,7% maior do que em 2001, quando eram 3,9 milhões. Os dados são do Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cidades com mais servidores
em relação à população (%)
Serra da Saudade (MG)
25,8
Grupiara (MG)
22,9
Guamaré (RN)
22,2
Cachoeira Dourada (MG)
20,7
Araguainha (MT)
20,3
Nesses 13 anos, a população cresceu em ritmo menor – houve um aumento de 17,6%. Em 2001, a população brasileira somava 172,4 milhões de habitantes e, em 2014, atingia 202,8 milhões. Com isso, a proporção de servidores municipais passou de 2,2% para 3,2% do total da população.
Das cinco cidades com maior proporção de funcionários municipais, em relação aos habitantes, três estão em Minas Gerais: Serra da Saudade, Grupiara e Cachoeira Dourada (veja na tabela).
Em relação à contratação, ainda predominam nas prefeituras os estatutários – que têm um sistema de contratação específico para funções públicas. Eles eram 61,1% do total de funcionários em 2014, que inclui também os celetistas (contratados pela CLT), comissionados, estagiários e pessoas sem vínculo empregatício.
Mas a proporção de estatutários caiu: em 1999, correspondiam a 65,4%. Nesse intervalo, cresceu o número de pessoas trabalhando sem vínculo empregatício – de 13,4% para 18,7%.
Os concursados (contratados como estatutários e CLT) somam 4,6 milhões.
PERFIS DAS CIDADES
Pesquisa do IBGE analisa dados de 2014
nº de servidores municipais sobe
wi-fi chega a 26% das cidades
distribuição de policiais no país
mais mulheres são PMs no ap
rn tem menos PMs mulheres
faltam ações para menor infrator
dados da saúde pública
ações para população LGBT
Os estados que têm os maiores percentuais de servidores nas prefeituras em relação às populações das cidades são o Tocantins (6,2%), Amazonas (5,2%) e os estados do Nordeste (entre 6,3% e 5,2%), com exceção da Bahia e Pernambuco.
Servidores estaduais
A pesquisa também levantou a quantidade de servidores estaduais. Esse tipo de levantamento ocorreu, pela primeira vez, em 2012. Naquele ano, com 193,9 milhões de habitantes, o país tinha 3,2 milhões de servidores estaduais. O número manteve-se constante até 2014. Assim, a proporção de servidores estaduais caiu de 1,6% para 1,5% do total da população.
Distrito Federal, Acre e Roraima têm os maiores percentuais de funcionários públicos estaduais com relação à população dos estados (veja na tabela).
Segundo o IBGE, o número do Distrito Federal é explicado pela sua múltipla condição: unidade federada, município, além de capital federal. A unidade é incluída pela IBGE na análise sobre servidores estaduais, mas os funcionários do DF são chamados de distritais.
Unidades com mais servidores estaduais em relação à população (%)
Distrito Federal
5,1
Acre
4,9
Roraima
4,9
Amapá
3,9
Tocantins
3,6
São Paulo é a unidade da federação com mais servidores estaduais em números absolutos (601 mil). Mas, quando se calcula o percentual entre o total de funcionários e a população do estado, verifica-se que o índice é baixo (1,4% do total) em comparação com outros estados.
Sobre a pesquisa
O IBGE apresentou, no Perfil dos Estados e Municípios, dados das pesquisas chamadas de Munic e Estadic 2014. Elas analisaram diversas questões sobre os seguintes temas: recursos humanos, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar, inclusão produtiva e vigilância sanitária.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login