Notícias Recentes
Rosetta: cientistas tentarão último contato com sonda neste domingo

O robô Philae, que está sobre o cometa 67P, enviou sinais em julho de 2015 e desde então permanece em silêncio
Cientistas do Centro Espacial Alemão (DRL, na sigla em alemão) tentarão se comunicar pela última vez com o módulo Philae neste domingo (10). O último contato do robô foi feito em 9 de julho de 2015, e desde então os cientistas aguardam mais sinais vindos do módulo – até agora, em vão.
Rosetta – Realizando um feito inédito, a sonda Rosetta, projetada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), entrou em 12 de novembro de 2014 na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e baixou o robô Philae até sua superfície, com a missão de enviar informações sobre o corpo celeste. No entanto, ao tocar o cometa, Philae quicou e se afastou do local cuidadosamente escolhido pelos cientistas. O robô permaneceu hibernando desde que sua bateria solar acabou e, em junho de 2015 voltou a fazer contato com os cientistas, mas logo entrou em silêncio novamente.
“Desconfortável” – Pesquisadores alemães do DRL, agência que faz parte da missão Rosetta, informaram que até o final de janeiro as condições do cometa já serão “desconfortáveis” para a atividade de Philae, uma vez que 67P/Churyumov-Gerasimenko permanece se afastando do Sol, o que reduz sua temperatura, deixando o robô sem energia para suas placas solares. De acordo com os engenheiros, a partir de 51 graus Celsius negativos, Philae não conseguirá mais operar.
No próximo domingo, pela primeira vez desde o pouso da sonda, os cientistas enviarão um comando para que Philae se mova e assuma uma posição mais favorável ao recebimento de luz solar, possibilitando ainda que ela tente se desfazer da poeira depositada em seus painéis.
“O tempo está se esgotando e nós queremos tentar todas as possibilidades”, informou Stephan Ulamec, líder do projeto no DRL. Mesmo desconhecendo o “estado de saúde” de Philae, os pesquisadores e engenheiros acreditam que um dos receptores, dois transmissores de rádio e um emissor estejam quebrados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login