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Por R$ 648 mil, Detran do DF compra 14 motos BMW para fiscalizar trânsito

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Modelo ‘Adventure’ é voltado para alta performance e percursos off-road. Compra se baseou em ata da PRF; motos vão repor frota antiga, diz Detran.

Agentes de fiscalização do Detran do Distrito Federal vão contar com uma ajuda “de grife” para monitorar as vias da capital. O órgão adquiriu 14 motocicletas da marca alemã BMW, que devem começar a circular no próximo mês. Cada moto F 800 GS Adventure custou R$ 46.324, em um investimento total de R$ 648,5 mil.

O órgão espera colocar os veículos novos em funcionamento ainda antes do Carnaval, mas diz que a fabricante tem até o fim de fevereiro para concluir a entrega. Imagens enviadas à TV Globo por WhatsApp mostram que as motos já receberam adesivos que identificam a corporação.

O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, afirma que o modelo não é “de luxo” e que foi escolhido pelas características necessárias às operações.

“As pessoas estão se apegando à marca [BMW]. Hoje, você tem veículos populares que são mais caros que essas marcas. Precisamos de uma moto resistente, que ande em qualquer terreno, possa subir no meio-fio para atender acidentes, fazer blitze e escoltas”, diz Fonseca.

O Detran do DF usa motocicletas desde 2000 nas ações de fiscalização. A frota tem 38 veículos, mas o órgão diz que 14 já foram “encostados” porque rodavam há mais de cinco anos e o custo de manutenção ficou inviável. Os veículos aposentados devem ser leiloados nos próximos meses. As 24 motos ativas são de 2013 e devem continuar em uso por mais dois anos.

Motocicletas da alemã BMW com adesivos do Detran do Distrito Federal; modelo começa a circular em fevereiro (Foto: TV Globo/Reprodução)

Motocicletas da alemã BMW com adesivos do Detran do Distrito Federal; modelo começa a circular em fevereiro (Foto: TV Globo/Reprodução)

Modelo de luxo
A BMW F 800 GS Adventure, como o nome diz, é a versão “aventureira” da montadora alemã para o motor 800 cilindradas. Vendido sob termos como “off-road” e “roadster”, o modelo é pensado para rodovias e percursos fora do asfalto. Com tanque de 24 litros, oito a mais que a GS básica, também é ideal para longos trajetos e áreas remotas, mas roda menos por litro de combustível.

As pessoas estão se apegando à marca [BMW]. Hoje, você tem veículos populares que são mais caros que essas marcas. Precisamos de uma moto resistente, que ande em qualquer terreno, possa subir no meio-fio para atender acidentes, fazer blitzes e escoltas”
Silvain Fonseca,
diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran do DF

O modelo foi apresentado na Alemanha em 2013 como evolução da F 800 GS, que já tinha perfil de aventura. A moto tem freios ABS de série e pneus maiores, com controle de tração e suspensão eletrônica opcionais. Além de subir os meios-fios pretendidos pelo Detran, ela é capaz de subir escadas, descer ladeiras e andar com relativa estabilidade em lama ou áreas alagadas.

As motos da BMW vão substituir a frota de Honda CB 600 F Hornet, que saiu de linha em 2014. Segundo o Detran, as motos têm “as mesmas características básicas da BMWs que foram compradas”.

Na prática, os veículos são bem diferentes. A Honda tem perfil urbano, é mais leve e tem carenagem menor, deixando expostos os itens de mecânica – é a chamada “moto naked”. A BMW comprada tem carenagem maior, uma série de itens “estéticos”, farol auxiliar em LED e características aproximadas de uma moto “touring”, pensada para o turismo.

Concorrente mais próximo da BMW F 800 GS Adventure, a moto britânica Triumph Tiger 800 XCx foi lançada no Brasil em março, com preços a partir de R$ 45.390 – quase R$ 3 mil a menos que a “rival” (veja infográfico). O modelo de entrada da Triumph, 800 XR, tem perfil aventureiro e custa ainda menos: a partir de R$ 37.990.

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