Moradores e comerciantes da rua Newton Prado, no centro de Porto Feliz (SP), reclamam que o local virou um “mar de lama” desde que um processo de revitalização começou a ser realizado. A situação da rua espantou os clientes dos comércios locais, que já somam prejuízos. A prefeitura informou que o prazo máximo para o asfaltamento é de quatro meses.

Alguns comerciantes optaram por fechar as portas (Foto: Reprodução/TV TEM)
A rua fica no centro da cidade, mas parece estar localizado na zona rural. A obra de revitalização começou há oito meses, mas há um mês os trabalhos estão parados e a poeira incomoda. “Se eu limpar [os móveis] agora, daqui cinco minutos tem poeira. Jogaram água, mas está a mesma coisa”, reclama a comerciante Ester Januário de Carvalho.
Rodnei Luiz de Carvalho é dono de uma oficina mecânica. Ele conta que o movimento caiu pela metade e o rendimento, também. Os clientes não querem entrar na rua por conta da lama.
“A minha situação financeira está precária. Eu procurei ajuda e não consegui. Isso aqui foi o que eu lutei a minha vida inteira para manter e, nessa situação que todo mundo está passando, a gente vai dando um jeito, dando outro. Mas virar as costas para mim? Eu tenho família, tem aluguel, tenho tudo. Tenho uma vida para tocar”, desabafa o comerciante.
Enquanto alguns lojistas ainda tentam administrar os prejuízos, outros optaram por fechar as portas.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) afirma que o atraso foi por causa de contratempos, como o período de chuvas. Além disso, por serem tubulações muito antigas, foi necessário o conserto de rompimentos que não estavam previstos.
O órgão Informou também que a parte da obra, sob responsabilidade da empresa, já foi finalizada. Foram construídas galerias de águas pluviais, substituídos e ampliados os sistemas de distribuição de água e a rede coletora de esgoto.
A obra agora está na fase de asfaltamento, que cabe à prefeitura. O Executivo disse que, com a finalização da obra do Saae, deu início ao processo licitatório para a contratação de empresa para a realização da pavimentação. Os envelopes das propostas foram abertos no último dia 14 e a empresa com melhor proposta apresentou valor de R$ 403.182.
Agora é preciso esperar o prazo legal de 5 dias, que termina nesta sexta-feira (22), para que, caso não haja nenhum recurso, seja decidida a empresa vencedora para assinatura do contrato. Em seguida, é preciso aguardar a ordem de execução de serviços da secretaria responsável. O prazo máximo para o asfaltamento é de quatro meses.

Situação da rua Newton Prado afastou clientes do comércio local (Foto: Reprodução/TV TEM)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login