Conecte Conosco

Notícias Recentes

Termômetros em SP chegam a 9,5ºC e capital registra dia mais frio do ano

Publicado

em

Medição foi feita na estação do Inmet, no Mirante de Santana, na Zona Norte. Queda brusca das temperaturas foi causada por forte massa de ar polar.

Pedestres enfrentam fina garoa e baixas temperaturas na região da Avenida Paulista, zona central da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira (24) (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

A cidade de São Paulo registrou o dia mais frio do ano nesta terça-feira (24), segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação do Mirante de Santana, Zona Norte da capital. Às 6h, os termômetros registraram mínima de 9,5ºC, a mais baixa de 2016. Até então, o recorde havia sido registrado em 2 de maio, quando a temperatura de chegou a 10ºC. O dia mais gelado na cidade foi 2 de agosto de 1955, quando os termômetros marcaram -2,1ºC.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão vinculado à Prefeitura, também divulgou que a madrugada desta terça-feira foi a mais fria do ano até o momento, com temperatura mínima média de 9,3°C na capital. Para registros históricos de temperaturas, no entanto, a medição oficial é a do Inmet. A menor temperatura absoluta foi registrada pela estação meteorológica de Capela do Socorro, na Zona Sul, que marcou 7,5°C.

A queda brusca nos termômetros foi causada por uma massa de ar frio intensa, que atinge o estado de São Paulo desde segunda-feira (23). A chuva fraca e ventos moderados que sopram do oceano também aumentaram a sensação de frio na manhã desta terça-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a publicar um alerta para o declínio de 3ºC a 5ºC nas temperaturas, com risco leve à saúde.

A Defesa Civil também decretou, durante a tarde de segunda-feira, estado de atenção em toda a capital por causa da baixa temperatura. A noite, o nível passou para estado de alerta porque a sensação térmica ficou abaixo de 10ºC.

A massa de ar polar continua atuando no estado de São Paulo pelo menos até quarta-feira (25), segundo o meteorologista do Inmet Franco Villela. Apesar das aberturas de sol, as temperaturas não devem subir muito durante a tarde. A máxima não passa dos 18ºC. Além disso, as próximas madrugadas devem continuar frias na Grande São Paulo.

Segundo o CGE, a sensação térmica, que está cerca de 6°C abaixo da temperatura real aferida pelos termômetros por causa da velocidade dos ventos, deve permanecer baixa ao longo do dia.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados