Notícias Recentes
Último dia de carnaval em Brasília reúne 253 mil foliões em oito blocos
Só o Raparigueiros concentrou cerca de 170 mil pessoas na terça. Número de ocorrências policiais chegou a 521 nos quatro dias de folia.
nesta terça-feira (28) – último dia oficial de carnaval – 253 mil foliões foram às ruas do Plano Piloto festejar, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O número foi contabilizado nos horários de maior movimento dos blocos e considerou o público flutuante, que passou pouco tempo nos locais. As programações extra-oficiais continuam até a segunda semana de março.
Desta multidão, cerca de 170 mil pessoas estiveram concentradas apenas no bloco Raparigueiros, que percorreu o Eixão na direção Asa Sul-Asa Norte das 16h às 23h. Os blocos Baratona, Baratinha, Essa boquinha eu já beijei, Pacotão, Meninos de Ceilândia, Calango careta e Ventoinha na tesourinha reuniram os demais 83 mil foliões.
Segundo o GDF, o bloco Ventoinha na tesourinha saiu às ruas sem autorização da Agência de Fiscalização (Agefis) e deve ser multado. O G1 questionou a Secretaria de Segurança sobre o local e horário de circulação do bloco bem como o valor provável da multa, mas não obteve resposta até o fechamento deste reportagem.
O número exponencial de foliões também acompanhou um crescimento dos casos de violência e infrações de trânsito. Entre sábado (25) e terça (28), a Polícia Civil registrou 521 ocorrências – a maior parte relacionada a furtos diversos (275), como de celulares (93). Além dessas, houve 63 roubos a pedestres, quando há ameaça. Em geral fruto de brigas, os casos de lesão corporal dolosa foram 25.
O Departamento de Trânsito (Detran) registrou 255 infrações somente nesta terça (28), sendo 119 por falta de cinto de segurança, 44 por estacionamento irregular e 21 por transporte de criança sem equipamento de segurança obrigatório. Com o bafômetro, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) autuou 28 motoristas.
Confusão
O último dia de carnaval em Brasília foi marcado por imagens de brigas nos blocos Raparigueiros e Baratona, no Eixão Sul. Registro feito pelo cinegrafista Diogo André, da TV Globo em Brasília, mostra o momento da confusão na noite desta terça-feira (28).
Segundo o Corpo de Bombeiros, 79 pessoas foram atendidas – três no Baratinha, que circulava no Parque da Cidade, e 76 no Eixão Sul, onde saíram os blocos Raparigueiros e Baratona.
O registro mostra vários homens brigando enquanto outros foliões se afastam. Em seguida, policiais militares chegam com golpes de cacetete e spray de pimenta para dispersar a confusão. As imagens também mostram uma cadeirante sendo socorrida por amigos.
Em seguida, um homem de colete verde e gorro é agarrado e leva golpes de cacetete dos policiais. No registro, também é possível ver dois grandes grupos de homens se enfrentando no meio do bloco. Um homem e uma mulher levam um chute e outros arremessam garrafas para cima.
Imagens divulgadas pela Polícia Militar mostram facas e garrafas de vidro apreendidas nos blocos durante a tarde e o início da noite. Segundo os militares, foram encontradas 40 facas no evento. Na noite de domingo, após às 23h, o Hospital de Base recebeu dez pacientes esfaqueados.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login