Mundo
AIEA solicita inspeções imediatas no Irã após conflito de junho
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) requisitou que o Irã permita a verificação dos seus estoques nucleares com urgência, especialmente aqueles de urânio altamente enriquecido, conforme um relatório confidencial obtido pela AFP em 12 de julho.
A agência relatou que perdeu o controle contínuo sobre os estoques que o Irã havia declarado anteriormente desde o conflito que durou 12 dias e começou em 13 de junho após um ataque de Israel ao país. A AIEA destacou que é fundamental realizar essa inspeção rapidamente para esclarecer suas dúvidas.
Em 13 de junho, data em que o confronto teve início, o total de reservas iranianas de urânio enriquecido a 60%, nível próximo aos 90% necessários para a fabricação de uma arma nuclear, era de 440,9 kg, representando um aumento de 32,3 kg desde 17 de maio.
Esses estoques, que não puderam ser verificados nos últimos meses pela agência, são motivo de grande preocupação e levantam questões sobre o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), do qual o Irã é signatário desde 1970.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login