Mundo
Alemanha considera comprar sistemas antiaéreos Patriot dos EUA para Ucrânia

O governo da Alemanha anunciou na sexta-feira (4) que está avaliando a aquisição de sistemas de defesa antiaérea Patriot dos Estados Unidos destinados à Ucrânia, depois que Washington revelou a suspensão do fornecimento de algumas armas para Kiev.
O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, comentou que existem diversas opções para suprir a falta dos sistemas Patriot, e que discussões aprofundadas estão em andamento sobre o assunto.
“A situação é urgente, e o ataque massivo com drones russos à Ucrânia, que resultou em pelo menos 23 feridos, evidenciou ainda mais essa necessidade”, afirmou o porta-voz, referindo-se ao incidente que ocorreu logo após uma conversa telefônica frustrada entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu contraponto americano, Donald Trump.
Na sequência dos eventos, o chefe do governo alemão, Friedrich Merz, conversou por telefone com Trump sobre o reforço da defesa antiaérea ucraniana, conforme confirmado por Kornelius à AFP, informação que anteriormente fora divulgada pelo jornal Der Spiegel.
O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, planeja uma visita a Washington em meados de julho, onde o tema será tratado junto ao seu colega norte-americano, segundo um porta-voz do Ministério da Defesa alemão.
De acordo com o jornal alemão Bild, Berlim já fez uma proposta formal aos EUA para comprar dois sistemas Patriot e aguarda uma resposta do secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Por sua vez, Kiev também tentou, sem êxito até agora, obter sistemas Patriot dos Estados Unidos. Em abril, o presidente ucraniano anunciou interesse em adquirir pelo menos dez destes sistemas defensivos.
Os EUA, que são o principal suporte militar para a Ucrânia desde o início da invasão russa em 2022, comunicaram na terça-feira que iriam suspender a entrega de certos armamentos essenciais, incluindo sistemas Patriot, conforme divulgado pela imprensa local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login