Conecte Conosco

Mundo

Alemanha planeja encerrar controles nas fronteiras com política migratória mais rígida na UE

Publicado

em

O chanceler alemão Friedrich Merz revelou nesta terça-feira (9) sua expectativa de que os controles nas fronteiras da Alemanha sejam eliminados, em decorrência da decisão dos 27 países da União Europeia tomada na segunda-feira de adotar uma política migratória mais restritiva.

Em 7 de maio, o ministro do Interior alemão, Alexander Dobrindt, instituiu fiscalizações mais fortes em todas as fronteiras alemãs, provocando preocupação e tensão entre os nove países vizinhos.

Com a política comum de asilo, “conseguimos deslocar os controles para as fronteiras externas da UE”, disse Merz durante visita a Mainz, no sudoeste da Alemanha.

Assim, o que sempre defendi, isto é, “a criação de uma área sem fronteiras internas dentro da União Europeia”, será restabelecido, complementou o chanceler conservador.

Sob pressão de grupos de direita e extrema direita, os ministros do Interior dos 27 países do bloco aprovaram, na segunda-feira, medidas para controlar de modo mais rigoroso a entrada e o retorno de migrantes, abrindo a possibilidade de estabelecer centros de acolhimento fora da UE. Essas propostas ainda aguardam aprovação do Parlamento Europeu.

Desde sua posse em maio, a coalizão conservadora e social-democrata liderada por Friedrich Merz adotou uma postura mais dura em relação à imigração — um tema central nas eleições legislativas alemãs, influenciado por uma série de ataques cometidos por estrangeiros e o crescente avanço da extrema direita.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados