Mundo
Alerta sobre tempestades solares que podem gerar auroras visíveis
Meteorologistas especializados em clima espacial emitiram um aviso na terça-feira, dia 11, alertando sobre tempestades solares intensas a caminho, que podem gerar auroras boreais coloridas e causar interferências temporárias nas telecomunicações.
Nos últimos dias, o Sol lançou várias explosões de energia conhecidas como ejeções de massa coronal.
Essas tempestades geomagnéticas potenciais podem interromper sinais de rádio e sistemas GPS, conforme informado por especialistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão governamental dos Estados Unidos.
A intensidade e a extensão das auroras dependerão do momento em que as explosões solares alcançarem a Terra e da interação delas com a atmosfera terrestre. Esses fenômenos luminosos poderão ser observados em amplas áreas dos Estados Unidos.
Como as auroras boreais ocorrem
O Sol está em seu pico de atividade dentro do ciclo de 11 anos, o que torna os espetáculos de luz mais frequentes e amplamente visíveis. As auroras boreais coloridas têm iluminado céus em regiões inesperadas, e especialistas em clima espacial indicam que ainda haverá mais dessas exibições.
As auroras, conhecidas como luzes do norte e do sul, aparecem geralmente próximas aos polos, onde partículas solares carregadas encontram-se com a atmosfera da Terra.
Observadores têm presenciado essas luzes em regiões mais ao sul dos Estados Unidos e da Europa devido às mudanças significativas no Sol. A cada 11 anos, os polos solares se invertem, provocando distúrbios magnéticos durante esse processo.
No ano passado, uma das mais fortes tempestades geomagnéticas das últimas duas décadas atingiu a Terra, gerando espetáculos luminosos no Hemisfério Norte. Pouco depois, uma violenta tempestade solar surpreendeu observadores em locais afastados do Círculo Ártico, como a Alemanha, o Reino Unido, a Nova Inglaterra e a cidade de Nova York.
Espera-se que essa atividade intensa do Sol continue ao menos até o fim do ano, embora o pico dessa fase só possa ser confirmado meses após sua ocorrência, conforme explicado pela NASA e pela NOAA.
Impactos das tempestades solares na Terra
As tempestades solares podem causar mais que apenas belos efeitos visuais.
Quando partículas rápidas e plasma colidem com o campo magnético da Terra, podem ocorrer interrupções temporárias em redes elétricas. O clima espacial também pode atrapalhar comunicações por rádio no controle aéreo e operar satélites. Tempestades intensas têm o potencial de afetar outros tipos de rádio e sistemas GPS.
Em 1859, uma forte tempestade solar provocou auroras visíveis até no Havaí e causou incêndios em linhas telegráficas, um evento raro. Em 1972, uma tempestade solar pode ter detonados minas marítimas magnéticas dos EUA próximas à costa do Vietnã.
Especialistas alertam que, atualmente, ainda não é possível prever tempestades solares com meses de antecedência. O que podem fazer é avisar setores potencialmente afetados para que se preparem nos dias próximos à chegada da erupção solar à Terra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login