Centro-Oeste
Alunas do DF ganham medalha em olimpíada nacional de geografia
Isabela Santos de Almeida, 16 anos, e Isadora da Silva Brito, 17 anos, estudantes do 2º ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Branco, localizado no Núcleo Bandeirante, conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
A dupla participou da competição sob o nome Nebulosa de Hélix, uma referência a constelações e ao significado ‘Olho de Deus’.
O interesse de Isabela pela olimpíada surgiu após uma aula da professora de geografia Ilka Hostensky. Ela sempre teve curiosidade para aprofundar seus estudos e convidou a amiga Isadora, que aceitou prontamente participar.
“Estávamos indo bem e passando nas etapas. Jamais imaginamos que chegaríamos à fase nacional, muito menos que ganharíamos medalha de bronze nessa etapa. Estou muito grata por essa conquista”, relatou ao Metrópoles.
De acordo com a professora Ilka, Isabela e Isadora são as primeiras alunas de escola pública do Distrito Federal a conquistar uma medalha na fase nacional da OBG, realizada em Campinas (SP), no mês de novembro.
Esta edição contou com a participação de mais de 60 equipes e aproximadamente 200 alunos. A premiação distribui medalhas conforme critérios: 10% recebem ouro, 15% prata e 20% bronze.
Ilka é coordenadora do projeto Liga Geo Olímpica, que estimula estudantes a competir em eventos acadêmicos diversos. Embora já tenha levado turmas para a etapa nacional em outras ocasiões, esta foi a primeira vez que um grupo orientado por ela foi premiado nessa fase.
“Estamos extremamente felizes com essa vitória, a primeira conquista desse tipo para uma escola pública do Distrito Federal. Esse resultado evidencia o talento dos nossos alunos e destaca o papel ativo e protagonista deles em suas vidas”, afirmou a professora.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login