Economia
Apex cria programa para ajudar startups brasileiras em Lisboa
Com uma participação sem precedentes de 340 startups brasileiras no Web Summit Lisboa, o principal evento europeu de tecnologia, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) iniciou nesta terça-feira um programa voltado para a internacionalização de empresas, em colaboração com o Sebrae.
Dez startups foram escolhidas para um processo de incubação que dura nove meses, oferecendo suporte em infraestrutura, planos de trabalho personalizados e maior conexão com investidores e o mercado europeu.
O programa de internacionalização tem previsão de ser realizado anualmente, selecionando dez startups a cada edição. As empresas escolhidas para a primeira turma são Aiper, Beeviral, Biolinker, Just Travel, Hope, PixNow, SleepUP, SST, WoodChat e 593 ican. A lista foi anunciada em uma cerimônia da Apex no escritório da agência em Lisboa, local disponibilizado pela câmara municipal.
Jorge Vianna, presidente da Apex, ressaltou que a iniciativa visa acelerar o crescimento das empresas, facilitando o acesso a investidores e a novos mercados.
“Estamos em um momento dominado pelos serviços. O Brasil não pode se limitar a reclamar das grandes empresas americanas de tecnologia. Enquanto isso, países como a China e a Índia avançam. Nosso objetivo é criar um polo de inovação, um verdadeiro Vale do Silício brasileiro”, afirmou Vianna a jornalistas, “Portugal representa uma porta de entrada importante.”
Durante os nove meses de programa, as startups funcionarão na sede da Apex em Lisboa, que destinou um andar inteiro para as empresas, com salas de reunião, áreas de coworking e espaços para encontros com investidores.
O edifício, que também abriga a Embratur, Fiocruz e o Sebrae na capital portuguesa, será compartilhado com as startups participantes, que devem iniciar suas atividades no local em janeiro.
“As startups precisarão estar presentes aqui, e vamos oferecer todo o suporte necessário. Haverá contratos e planos de trabalho semanais. Participei da elaboração do programa junto com o Sebrae e vamos apresentar essa iniciativa ao presidente Lula”, declarou Vianna.
A seleção das startups começou com uma lista de 108 empresas brasileiras previamente escolhidas pelo Web Summit para apresentarem suas soluções em pequenos estandes nas categorias “Alpha”, “Beta” e “Growth”. Posteriormente, a aceleradora Plug and Play, contratada pela Apex, selecionou as trinta startups mais promissoras para uma etapa de microaceleração, com mentorias e treinamentos intensivos.
Essas empresas receberam orientações para aprimorar suas apresentações a investidores, participando de cerca de 70 horas de sessões de “pitch”, com apresentações rápidas de até cinco minutos. Após essa fase, 17 startups chegaram à etapa final do programa da Apex. A seleção das dez finalistas considerou o potencial de mercado, além da diversidade regional e de gênero.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login