Mundo
Astronautas chineses voltam à Terra após missão longa
Três astronautas chineses retornaram à Terra nesta sexta-feira (14), após passarem mais de seis meses na estação espacial Tiangong. A volta foi marcada por dias de incerteza devido aos danos encontrados na nave de retorno, conforme informações divulgadas pela televisão estatal.
A cápsula que transportava os tripulantes da missão Shenzhou-20 aterrissou na Mongólia Interior, região ao norte da China, conforme imagens veiculadas pelo canal CCTV.
O retorno, inicialmente planejado para 5 de novembro, foi postergado por causa da suspeita de colisão da nave com pequenos detritos espaciais.
Para garantir a segurança, a tripulação utilizou outra nave, proveniente da missão Shenzhou-21, que trouxe a equipe substituta para a estação Tiangong no começo de novembro.
O programa espacial da China é o terceiro a enviar humanos ao espaço, seguindo os passos dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.
Desde 2011, a China não participa da Estação Espacial Internacional (ISS), pois a NASA foi proibida pelo governo dos EUA de colaborar com Pequim.
Desde então, o país tem buscado parcerias espaciais com outras nações e, em fevereiro deste ano, firmou um acordo com o Paquistão — um aliado tradicional — para incluir os primeiros “taikonautas” estrangeiros em seu programa espacial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login