Economia
BC lança aviso para transações suspeitas no Pix
Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), divulgou nesta terça-feira que o BC está desenvolvendo um alerta padrão para identificar possíveis fraudes em transações via Pix.
Durante uma transmissão ao vivo com o tema dos cinco anos do Pix, Gomes explicou como o sistema será aprimorado para proteger os usuários.
— Caso você esteja prestes a realizar uma transferência e a sua instituição detecte alguma irregularidade, aparecerá uma tela adicional de alerta durante o processo — informou o diretor.
O alerta aparecerá no aplicativo questionando o usuário se deseja confirmar a operação suspeita.
Além disso, o Banco Central planeja automatizar medidas de segurança, como o bloqueio automático de transações para contas listadas como fraudulentas no banco de dados do Pix.
— Se uma chave estiver identificada como fraudulenta no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), a transferência será bloqueada imediatamente — ressaltou Gomes.
Estas mudanças vêm em resposta ao aumento de ataques cibernéticos que têm causado prejuízos milionários.
— Estamos intensificando a fiscalização dos pontos vulneráveis do sistema. Temos sido mais rigorosos com as instituições participantes do Pix que não cumpram os requisitos financeiros necessários — afirmou o diretor na live.
No final de outubro, a Polícia Federal, com apoio da Interpol, realizou a segunda fase da Operação Magna Fraus, que combateu um grupo criminoso responsável por um ataque hacker em julho, no qual mais de R$ 813 milhões foram desviados de contas financeiras para realizar transferências via Pix.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login