Conecte Conosco

Economia

Brasil demorou a reagir ao aumento tarifário de Trump, avalia Rubens Barbosa

Publicado

em

A crise causada pelo aumento tarifário imposto por Donald Trump surpreendeu o Brasil, que reagiu de forma lenta, segundo avaliação de Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos. “O Brasil levou tempo para entrar em contato com a Casa Branca e iniciar negociações”, criticou durante o evento Enaex 2025 – 43º Encontro Nacional de Comércio Exterior, realizado no Rio de Janeiro.

De acordo com Barbosa, atualmente o comércio internacional não segue regras claras, prevalecendo a “lei da selva”, o que gera dificuldades para países como o Brasil e outras nações em desenvolvimento.

O ex-embaixador também acredita que o acordo entre Mercosul e União Europeia deverá ser fechado até o fim de dezembro, motivado mais por questões geopolíticas do que comerciais, destacando os desafios do novo cenário global.

“Novos elementos estão influenciando: questões ambientais, com barreiras protecionistas para setores industriais e agrícolas; avanço tecnológico, com a inteligência artificial alterando as regras; e a nova corrida armamentista nuclear”, relatou.

“Vivemos em um mundo sem regras”, com o enfraquecimento de entidades internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), acrescentou. Segundo ele, essa fragilização prejudica países em desenvolvimento que não têm força para defender seus interesses, ao contrário das nações mais ricas. “Cada um age conforme seus interesses”, observou.

Com o rompimento da ordem político-econômica estabelecida no pós-guerra, baseada em um sistema regulado, o mundo enfrenta uma nova realidade, destacou Barbosa. O uso da força vem substituindo as negociações para a conquista de objetivos políticos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados