Mundo
Brasil é escolhido novamente para liderar Conselho da ONU Turismo
O Brasil foi escolhido novamente nesta terça-feira (11), em Riade, na Arábia Saudita, para continuar liderando o Conselho Executivo da Agência Especializada das Nações Unidas para o Turismo, a ONU Turismo. O país venceu a Eslovênia na votação, que terminou com 21 votos contra 13.
A votação aconteceu durante o 125º encontro do Conselho Executivo da ONU Turismo, órgão responsável por promover um turismo responsável, sustentável e acessível a todos.
A decisão mantém o Brasil na posição de liderança nas decisões importantes para o setor, incluindo atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, relação com as mudanças climáticas e digitalização.
No evento na capital saudita, a Eslovênia foi escolhida como primeira vice-presidente do órgão, e a China, como segunda vice-presidente.
Com a reeleição, o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, continuará presidindo o órgão até 2026.
O Ministério do Turismo (MTur) destacou que essa escolha reafirma a liderança do Brasil no turismo mundial.
A reunião do Conselho marcou a despedida do atual Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, que ocupou o cargo por oito anos. A sua sucessora será a xeica Shaikha Nasser Al Nowais, dos Emirados Árabes Unidos, que se torna a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral em 50 anos da entidade.
A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representou o Brasil no encontro e defendeu a recondução do país ao comando, assegurou que a ONU Turismo, sob a liderança brasileira, fará do próximo ano um período marcante para o turismo global.
Celso Sabino, que participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, destacou os avanços do atual governo no setor turístico, como:
- a inauguração do primeiro escritório da ONU Turismo na Região das Américas, localizado no Rio de Janeiro;
- a criação dos Comitês de Mérito e de Turismo e Ações Climáticas, com o Brasil liderando ambos pelos próximos dois anos;
- a eleição da xeica Shaikha Nasser Al Nowais como primeira mulher secretária-geral da organização internacional dedicada ao turismo.
Turismo Internacional no Brasil
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em cooperação com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, mostram um crescimento significativo do turismo internacional no Brasil.
Entre janeiro e outubro de 2025, o país registrou 7.686.549 chegadas de turistas, um número inédito que representa um aumento de 42,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando o Brasil teve 5,4 milhões de visitantes estrangeiros.
O Brasil já bateu recorde histórico do maior número de visitantes estrangeiros para os primeiros dez meses do ano desde o início dos registros.
A Argentina permanece como principal país emissor de turistas para o Brasil, com quase 3 milhões de argentinos visitando o país até outubro de 2025.
O Chile ocupa a segunda posição, com 661.850 entradas, seguido pelos Estados Unidos, que registraram 614.348 visitas, apresentando um crescimento de 7,34%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login