Conecte Conosco

Destaque

Brasil garante apoio total aos seus cidadãos no Irã, diz novo embaixador

Publicado

em

O novo embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, partirá do país no próximo fim de semana a fim de assumir sua função em Teerã. Ele chegará por um ponto não divulgado, “para minha segurança e da minha família”, e entrará no Irã por terra devido ao fechamento do espaço aéreo.

“Antecipei minha viagem em um mês. Estou indo rapidamente para chegar, avaliar a situação e ajudar os colegas”, afirmou o diplomata ao Globo.

Guimarães preferiu não comentar sobre o conflito entre Israel e Irã, nem sobre o suporte dos Estados Unidos aos israelenses, tampouco sobre a possibilidade de cessar-fogo mencionada pelo presidente americano, Donald Trump. Seu foco principal será o trabalho diplomático no país.

Em comunicado recente, o Ministério das Relações Exteriores repudiou os ataques de Israel e dos EUA ao Irã, destacando o desrespeito à soberania iraniana e às normas internacionais.

O embaixador ressaltou que a comunidade brasileira no Irã é bastante pequena — menos de 200 pessoas, conforme dados oficiais — e a maioria são mulheres casadas com iranianos.

“No início dos ataques, muitos ficaram apreensivos e pensaram em sair, porém depois passaram a compreender as dificuldades, especialmente porque os maridos estão proibidos de deixar o país por causa do conflito. Até agora, a embaixada auxiliou poucas pessoas que conseguiram sair por terra.”

Um dos desafios enfrentados será o corte nas comunicações, fator que alimenta desinformações sobre as condições para deixar o país e procurar refúgio em nações vizinhas. A internet é limitada para serviços digitais, mas a embaixada pode emitir passaportes de emergência manuscritos.

“Mesmo com esses obstáculos, ninguém está desamparado. Aqueles que quiseram sair, já o fizeram. Inicialmente, acolhemos duas pessoas que conseguiram deixar o Irã. A demanda não é muito grande.”

A embaixada do Irã está sem um representante oficial desde o começo do ano. Guimarães substituirá Eduardo Gradilone. Atualmente, o encarregado de negócios Felipe Flores está à frente do posto.

A nomeação de Guimarães foi aprovada pelo Senado recentemente. Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ele comentou sobre a participação do Irã no Brics e as relações bilaterais entre Brasil e Irã.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Guimarães iniciou sua carreira diplomática em 1996 como terceiro-secretário. Atuou como vice-cônsul e cônsul-adjunto no Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, e foi chefe da seção política da embaixada brasileira nos EUA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados