Conecte Conosco

Economia

Brics apoia pagamento justo a criadores de conteúdo pelas empresas de tecnologia

Publicado

em

O apoio ao pagamento pelo uso de conteúdos produzidos é uma das posições defendidas pelos líderes do Brics na declaração final da cúpula do grupo, realizada entre domingo e segunda-feira, no Rio de Janeiro.

A tecnologia foi um dos temas centrais do evento. Foi destacada a importância de uma declaração específica sobre Inteligência Artificial (IA), que ainda não foi divulgada oficialmente.

O consenso é que a IA representa uma chance histórica para impulsionar o progresso e o crescimento. Porém, é fundamental que sua governança global reduza riscos potenciais e atenda às demandas de todas as nações, especialmente as localizadas no Sul Global.

O documento final ressalta a importância da cooperação entre os membros nas questões relacionadas à propriedade intelectual (PI).

Entre as recomendações está o avanço em oito áreas, incluindo aumentar a conscientização sobre PI e capacitar examinadores para que essa propriedade possa fomentar o desenvolvimento econômico e social.

O texto enfatiza a necessidade de regulamentar o respeito pela propriedade intelectual no meio digital, especialmente com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial generativa.

“Reconhecemos a importância de colaborar para promover o respeito aos direitos de propriedade intelectual usados no ambiente digital, inclusive para treinamento em IA, assim como garantir uma remuneração justa para os detentores desses direitos, considerando as prioridades dos países em desenvolvimento”, afirma a declaração.

Essa orientação reflete a compreensão dos líderes do Brics sobre os riscos associados ao uso inadequado e à distorção de conhecimentos, patrimônios e valores culturais que não estão suficientemente representados nos conjuntos de dados e modelos de IA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados