Mundo
Brics reforçam importância do multilateralismo, diz Fávaro

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, afirmou recentemente que os líderes dos países que compõem o Brics apoiam o multilateralismo e criticam o protecionismo. Ele destacou que a posição dos Estados Unidos nesse assunto é contraditória. Fávaro está participando da cúpula do Brics que ocorre atualmente no Rio de Janeiro.
Segundo ele, todos os líderes do Brics têm defendido a cooperação multilateral em suas falas e reuniões bilaterais, ressaltando que o mundo não necessita de tarifas elevadas ou proteção excessiva. Ele citou como exemplo a imposição de taxas sobre exportações de alimentos, o que considera prejudicial ao combate à fome e que acaba encarecendo os alimentos globalmente.
Carlos Fávaro lembrou que o Brics representa quase metade da população mundial e destacou que o grupo é uma fonte de esperança para a normalização do comércio internacional.
Ele classificou como contraditória a decisão do governo dos EUA de aumentar tarifas sobre exportações, ressaltando que é incoerente que um país que se diz adepto da economia liberal adote práticas protecionistas.
O ministro também ressaltou que o Brasil possui um governo progressista e defende o multilateralismo de forma consistente, indicando que o Brics é a plataforma ideal para promover esse caminho.
No evento, foram anunciadas a abertura de 387 novos mercados para o agronegócio brasileiro. Além disso, Carlos Fávaro comentou que a primeira carga de carne bovina brasileira foi exportada para a Indonésia, um mercado estratégico e com grande potencial para o setor.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login