Economia
Busca por crédito das empresas cresce 16,4% em maio em comparação a maio de 2024, diz Serasa

O aumento na procura de crédito pelo setor privado brasileiro foi de 16,4% em maio comparado ao mesmo mês de 2024, conforme o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito divulgado pela Serasa Experian.
Segundo Camila Abdelmalack, esse crescimento indica uma ampliação significativa da demanda. Ela ressalta, entretanto, que a baixa observada em maio de 2024, que foi atípica e de 3,3%, influenciou a comparação. Essa queda, provavelmente, ocorreu devido à proximidade do feriado prolongado de Corpus Christi, o que criou uma base de comparação menor e ampliou a alta registrada neste ano.
As Micro e Pequenas empresas lideraram o aumento na busca por crédito, com avanço de 16,7%. As empresas de médio porte mostraram crescimento de 6,9%, enquanto as grandes companhias tiveram elevação de 2,9% na demanda por financiamento.
De acordo com Abdelmalack, mesmo com as taxas de juros elevadas, o crédito continua sendo essencial para micro e pequenas empresas, que frequentemente dependem desses recursos para manter suas operações e cumprir obrigações financeiras.
Ela aponta que o aumento na procura pode estar ligado à tentativa de equilibrar o fluxo de caixa em meio a uma inadimplência que atinge 6,9 milhões de pequenos negócios no país.
Desempenho por região
Em maio, todas as Unidades da Federação apresentaram crescimento na busca por crédito. Os maiores aumentos foram observados em Mato Grosso, com 25,7%, seguido pelo Espírito Santo, que teve alta de 24,4%, e Goiás, com 20,3%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login