Conecte Conosco

Notícias Recentes

Câmara recebe pedido de quebra de decoro

Publicado

em

A Câmara Legislativa recebeu nesta terça-feira (9) um pedido de quebra de decoro contra o deputado Benedito Domingos (PP). Por causa do recesso, porém, qualquer decisão sobre o caso só sairá em agosto.

O pedido de abertura de processo contra Benedito Domingos, feito pela ONG Adote um Distrital, tem como principal argumento a condenação dele na Justiça. No início do mês, o TJ condenou o parlamentar por improbidade administrativa e determinou a devolução de quase R$ 29 milhões aos cofres públicos, por envolvimento no esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.

No pedido de quebra de decoro, a ONG também cita outros processos em que Benedito Domingos é réu na justiça, por ter beneficiado empresa da família dele em licitações com o GDF.

Além de Benedito Domingos, Rôney Nême (PMDB) e Aylton Gomes (PR) já foram condenados pela Justiça pelo recebimento do mensalão do DEM e também são alvos de pedidos de processo por quebra de decoro.

O presidente da Câmara, Wasny de Roure (PT), informou que só vai reunir a Mesa Diretora quando acabar o recesso parlamentar. Com isso, a decisão sobre os pedidos de quebra de decoro – se eles seguem ou não para a Corregedoria – deve ficar para o dia 7 de agosto.

“Temos que ser rigorosos quanto ao processo da reunião da Mesa, a instrução do conteúdo, para que a Mesa se posicione com a mais absoluta isenção e tranquilidade e dê desdobramento a nível de Plenário e de Corregedoria”, falou o presidente.

Na semana passada, o presidente convocou uma reunião para tratar do assunto, mas a deputada Eliana Pedrosa (PSD) não apareceu, o que impediu qualquer decisão.

Nesta terça, o deputado Israel Batista (PDT), um dos cinco membros da Mesa, disse que a Câmara precisa dar uma resposta. “Tenho convicção de que, depois do pronunciamento da Justiça, a Casa tem que tomar as devidas providências para que o processo siga”, defendeu.

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados