Conecte Conosco

Notícias Recentes

“Carreta da Mulher” ficará no Guará até sexta-feira

Publicado

em

A Carreta da Mulher permanecerá estacionada no Guará até esta sexta-feira (16). A unidade, que atende a região pela quarta vez, está em frente ao Centro de Saúde nº 1 e funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h.

 As visitas foram agendadas com antecedência pelo Centro de Saúde nº 3, que ainda não tinha sido contemplado com vagas para a unidade móvel. No Centro de Saúde nº 1, não serão distribuídas senhas para agendamento dos exames. No entanto, todos os dias, os encaixes serão marcados pela manhã.

 A política de agendamento foi adotada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde da cidade desde a segunda vez em que a Carreta esteve no Guará/ Estrutural. O sistema tem como objetivo alcançar o público-alvo do programa e os moradores da região. Vanusa Oliveira, gerente de Políticas e Programas da Atenção Primária, afirmou que essa foi a melhor maneira de alcançar e acompanhar as pacientes.

 Com mais essa visita ao Guará, serão 12 mil pacientes da regional que já passaram por algum tipo de exame. Sandra Carneiro, gerente do Centro de Saúde nº 03, destacou que a demanda pelos serviços da unidade móvel são sempre grandes. Ela disse, ainda, que infelizmente muitas mulheres que são marcadas para a prevenção deixam de ir, e acabam sobrando vagas.

 “Todos os exames que passam pela regulação têm uma grande procura, ninguém quer ficar esperando. As mamografias e as ecografias são marcadas por lá, mas também são feitas na unidade móvel. Quando divulgamos que a Carreta estará aqui, a paciente procura logo a marcação porque sabe que terá o atendimento rápido e o resultado em até uma semana. Ela se anima para fazer. Já a parte de prevenção que é feita no Centro de Saúde é baixa, e tem mulheres que mesmo marcando não aparecem”, afirmou.

– As mamografias não precisam de solicitação médica para mulheres de 50 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, só com o pedido médico.

– O preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais.

*Resultado: o profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do exame.

– As ecografias (tireoide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. O resultado sai no mesmo dia.

 De 19 a 23 de maio a Carreta da Mulher estará na Estrutural.

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados