Conecte Conosco

Centro-Oeste

Chuvas isoladas surpreendem no início do inverno no DF

Publicado

em

O começo do inverno trouxe ao Distrito Federal uma situação atípica para esse período: chuvas localizadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que, na manhã desta terça-feira (24/6), foram detectadas precipitações em pelo menos cinco regiões da capital: Samambaia, Águas Claras, Ceilândia, Guará e Park Way.

A temperatura mínima registrada na madrugada foi de 10°C, mas durante o dia os termômetros podem alcançar até 25°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 95%.

As condições climáticas devem permanecer semelhantes na quarta-feira (25/6), inclusive com possíveis novas chuvas em algumas áreas. Para os dias seguintes, a previsão indica temperaturas baixas, porém sem precipitações.

Apesar de não ser comum, mas também não impossível, as chuvas em junho no Distrito Federal surpreenderam a população. Uma internauta no TikTok comentou: “Como assim, está chovendo em Brasília em junho? Eu não estava preparada. Tive de voltar para casa e pegar meu guarda-chuva, que eu nem sabia onde estava”.

No entanto, a meteorologista do Inmet Deyse Moraes explicou que essa época pode sim apresentar precipitações no Distrito Federal, ao contrário do que normalmente é esperado.

“Ainda temos 3,3 milímetros de volume acumulado para o mês [com base na média histórica de junho]. Mesmo sendo um valor baixo, é suficiente para causar chuvas localizadas”, esclareceu.

A especialista acrescentou que a frente fria originada na região Sul do país contribuiu para esse fenômeno, aumentando a nebulosidade e provocando a queda na temperatura no Distrito Federal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados