Conecte Conosco

Notícias Recentes

Ciclistas terão estrutura para frequentar a Água Mineral

Publicado

em

Nova trilha também pode ser percorrida por quem quer caminhar. E tem chuveiro no final

20160303002610 (1)

Na companhia dos animais e da vegetação  típicos do Cerrado, os visitantes do Parque Nacional de Brasília,   conhecido como Água Mineral, poderão pedalar e descobrir lugares que vão além das famosas piscinas naturais. A partir de hoje, quando se comemora o Dia Mundial da Vida Selvagem, os ciclistas terão estrutura adequada para frequentar a reserva.

Para receber os amantes da bicicleta, nesta manhã, o parque vai inaugurar uma trilha de 15 km com duchas estrategicamente colocadas no fim do percurso. Além disso, uma programação gratuita e com atividades em homenagem à data espera o público até o fim do dia. O evento é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo a chefe do Parque Nacional, Juliana de Barros Alves, foi preparado um caminho  amplo e sinalizado, que vai agradar aos ciclistas que aguardavam   por essa iniciativa. Ela explica  que esta é uma expansão da trilha Cristal Água.

“Já as duchas, chamadas de suspiro, funcionam com o aproveitamento da água da válvula de alívio de pressão que integra a rede hidráulica do parque. Ou seja, não há desperdício. Vale ressaltar que a trilha também é aberta aos pedestres, só que, neste caso, com a opção de percorrer também um caminho reduzido, com 6,5 km”, completou.

“Com as novas atrações, esperamos não apenas atrair um novo perfil de visitante, mas mudar o pensamento e a postura de quem vem ao parque. Buscamos uma visita voltada à contemplação. Trabalhamos por uma melhoria na gestão. Precisamos de maior participação da sociedade na conservação, pois, sozinhos, não conseguimos implementar as melhorias necessárias”, acrescentou Juliana.

Espaços para contemplar a natureza

Segundo  Juliana de Barros Alves, o espaço ganhou móveis feitos de eucalipto como forma de aproveitar a madeira da região. “Eles se encontram no canto do suspiro, no fim da trilha, próximo aos chuveiros. É um local para as pessoas contemplarem a natureza antes ou depois da trilha. É importante dizer que o caminho também é educativo. Isso porque os visitantes passam, inclusive,  por uma área degradada”, afirmou a  chefe do Parque Nacional.

Juliana   destaca ainda um projeto simples, porém, eficiente em favor dos animais do parque. “Não era raro ver os macacos pegando restos de comida   dentro das lixeiras. Isso era um risco para eles. A solução foi colocar travas nos recipientes e deu supercerto. Conseguimos prevenir a saúde da espécie com uma medida simples”, concluiu.

Estrutura

Com mais de 42 mil hectares de área, o Parque Nacional recebe 260 mil visitantes por ano. A reserva já possui duas trilhas (Cristal Água, com 5 km, e a Capivara, com aproximadamente 1,3 km); um Núcleo de Educação Ambiental; a Ilha da Meditação  e   um espaço para deficientes visuais.

Além disso, espécies raras ou ameaçadas de extinção   fazem parte do local. Animais como raposas- do-campo e sapos, por exemplo, são presença garantida nas trilhas.

Serviço

O Dia Mundial da Vida Selvagem será comemorado hoje, a partir das 6h, no Parque Nacional de Brasília. Até as 8h, o público poderá acompanhar uma exposição de fotografias de aves da região. Já das 8h30 às 10h, haverá a inauguração da expansão da Trilha Cristal Água.

Estão previstas atividades como cinema, plantio de mudas, trilhas guiadas, pinturas e oficinas, das 9h às 12h.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados