Conecte Conosco

Culinária

Combinação entre queijo e chocolate é tendência gastronômica

Redação Planalto

Publicado

em

Queijo é bom, chocolate também. E chocolate com queijo? Você pode achar que não passa de uma brincadeira, mas, de acordo com o Great British Chefs, um grupo de especialistas vem divulgando a combinação como a nova tendência gastronômica de 2014. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

E eles não estão falando apenas de cheesecake de chocolate ou pudins de chocolate com ricota. Estão falando de donuts de canela com chocolate e queijo Roquefort ou de queijo de cabra e ganache de limão. Trufas de queijo Port também são opção.

Inicialmente, a ideia parece ir na contramão de todos os costumes, mas estes dois ingredientes têm sido considerados bons parceiros de prato por profissionais e especialistas da gastronomia molecular, incluindo Heston Blumenthal (The Fat Duck) e Ferran Adria (El Bulli), que já celebraram a combinação em seus pratos.

Enquanto você pode torcer o nariz com a ideia de mergulhar um chocolate em um foundue de queijo, mais e mais chefs estão fazendo experimentações e tentando colocar essa ideia na nossa mente. Mecca Ibrahim, do Great British Chefs, disse que Heston Blumenthal foi um dos primeiros chefs no Reino Unido a aliar o chocolate ao blue cheese em uma composição, com seu famoso bolo de queijo com chocolate derretido. “Chocolate e o blue cheese compartilham de 73 compostos aromáticos, então existem uma razão científica para acharmos a mistura atraente”, observa.

Paul A Young surpreendeu os chocólatras do Reino Unido com suas trufas com queijo e ganache de limão com queijo de cabra. Já o francês Pascal Aussignac, que dirige uma série de restaurantes premiados em Londres, criou uma receita de donuts de canela recheados com uma mistura única de chocolate branco e queijo Roquefort. Niki Segnit, autora de The Flavour Thesaurus, explica que os sabores vão bem juntos porque ambos são bastante comparáveis ao leite ou ao creme. Além disso, tanto um quanto o outro combinam bem com ingredientes como frutas vermelhas ou secas e caramelos.

 

Clique aqui para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo envia projeto para reabertura do Pronampe e do BEm

Redação NDP

Publicado

em

/Agência Brasil

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para reabrir o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que são medidas econômicas implementadas no ano passado para o socorro a empresas impactadas pela pandemia de covid-19.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o texto altera o Artigo 126 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 (Lei nº 14.116, 2020) para permitir a execução de projetos que tenham duração específica no ano corrente. De acordo com a pasta, a medida não cria despesas diretamente e também não afasta as regras fiscais que limitam e condicionam os gastos públicos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o teto de gastos.

“A proposta pretende adequar os requisitos para aumento de despesas que não sejam obrigatórias e de caráter continuado. Com a modificação proposta, não será necessária a apresentação de medida compensatória para esse tipo de despesa”, diz a nota.

Programas

Por meio do BEm, empresas puderam realizar acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho, garantindo ao trabalhador uma porcentagem do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o governo, o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores, bem como a existência de 1,5 milhão de empresas.

Já o Pronampe é uma linha de crédito criada para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia. As empresas beneficiadas assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro para despesas operacionais. De acordo com o governo, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores.

Está em tramitação no Congresso Nacional, um projeto que torna o Pronampe uma política oficial e permanente de crédito. O texto já foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara.

fonte: Agência Brasil

Continuar Lendo

Culinária

Torta invertida de abacaxi

Redação Planalto

Publicado

em

INGREDIENTES

Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1 abacaxi em rodelas
Massa:
100 g de manteiga
1 caixinha de Creme de Leite Caixinha
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 e meia xícara (chá) de Leite Líquido Integral
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Calda:
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Em duas formas de bolo inglês (11 x 28 x 8 cm) untadas com manteiga, despeje a calda e distribua as rodelas de abacaxi. Reserve.
Massa:
Em uma batedeira, bata a manteiga com o Creme de Leite , os ovos e o açúcar até obter um creme. Desligue a batedeira, acrescente o Leite , a farinha peneirada e o fermento em pó e misture até ficar homogêneo. Despeje a massa sobre o abacaxi e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Espere esfriar e sirva.
Continuar Lendo

Culinária

Torta com frutas vermelhas

Redação Planalto

Publicado

em

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo

Recheio de creme
3 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Recheio
1 xícara (chá) de framboesa fresca
1 xícara (chá) de cerejas sem calda (reserve a calda)
1 xícara (chá) de morangos frescos

Cobertura
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de maisena
1 envelope de gelatina vermelha (qualquer sabor)
2 colheres (sopa) de calda da cereja
1 colher (sopa) de glucose

Modo de preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes do creme, menos a baunilha e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até que engrosse. Tire do fogo, misture a baunilha e deixe esfriar coberta com filme plástico para não criar película. Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até que não grude nas mãos, e com ela, forre uma fôrma de 30cm de diâmetro de fundo removível. Fure com um garfo e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos, ou até que doure levemente. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque o creme frio e por cima espalhe as frutas misturadas. Para a cobertura, em uma panela, coloque a água e a maisena e leve ao fogo, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até que engrosse. Misture os ingredientes restantes. Retire do fogo e espalhe sobre as frutas na torta. Leve à geladeira por 2 horas e desenforme.

Tempo: 2h (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Continuar Lendo

Culinária

Para arrasar na cozinha: faça a receita da couve-flor gratinada

Redação Planalto

Publicado

em

Receitas gratinadas são tudo de bom, vamos combinar. Essa sugestão transforma a couve-flor do dia a dia em um acompanhamento cheio de sabor. Veja o passo a passo:

Ingredientes

– 1 couve flor com as partes já separadas e limpas
– 2 xícaras de molho branco
– 1/2 xícara de queijo ralado

Preparo

Aqueça o molho branco e adicione o queijo ralado e as couves, mexa bem até que incorpore. Aqueça o forno a 180ºC, coloque a mistura em uma travessa refratária e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que doure. Sirva imediatamente.

Continuar Lendo

Viu isso?

Copyright © 2020 - Todos os Direitos Reservados