Mundo
Conflito entre Israel e Hamas causa mais de 70 mil mortes em Gaza
Mais de 70 mil pessoas perderam a vida na Faixa de Gaza devido ao conflito entre Israel e o Hamas, iniciado há mais de dois anos, informou neste sábado (29) o Ministério da Saúde do território palestino, controlado pelo movimento islamista.
Este número foi alcançado durante um precário cessar-fogo mediado pelo governo dos Estados Unidos, que enfrenta acusações mútuas de violação da trégua.
O ministério declarou, em comunicado, que o total de falecidos no conflito chegou a 70.100. Desde que o cessar-fogo entrou em vigor em 10 de outubro, 354 palestinos morreram por ações israelenses.
Nos últimos dois dias, dois corpos foram levados a hospitais na Faixa de Gaza, sendo que um deles foi resgatado dos escombros.
O aumento no número de mortos ocorreu porque 299 corpos tiveram seus dados processados e confirmados pelas autoridades competentes.
Apesar da trégua, a região palestina ainda enfrenta uma severa crise humanitária.
O conflito começou com um ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, no qual 1.221 pessoas morreram. Naquele dia, membros do grupo islamista sequestraram 251 pessoas, levando-as para Gaza.
No início do mais recente cessar-fogo, as milícias de Gaza mantinham 20 reféns vivos e 28 corpos de sequestrados que faleceram enquanto estavam em cativeiro.
Desde então, o Hamas libertou todos os sobreviventes e devolveu os restos mortais de 26 pessoas. Em contrapartida, Israel liberou quase 2.000 prisioneiros palestinos e entregou os corpos de centenas de palestinos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login