Mundo
Coreia do Norte alerta EUA para evitar pressão sobre desarmamento nuclear

Kim Yo-jong, irmã influente do líder da Coreia do Norte, fez um alerta nesta terça-feira (29) aos Estados Unidos, pedindo que não exerçam pressão sobre seu país para que ele desmonte seu arsenal nuclear. A declaração veio após um funcionário da Casa Branca afirmar que o presidente Donald Trump está aberto a negociações com Kim Jong-un.
“Qualquer tentativa de negar que a Coreia do Norte é uma potência nuclear será veementemente rejeitada”, afirmou Kim Yo-jong em comunicado transmitido pela mídia estatal. Ela destacou que a boa relação pessoal entre seu irmão e Trump não deve ser usada como pretexto para forçar o desarmamento em eventuais negociações futuras.
Apesar de Trump e Kim Jong-un terem se encontrado três vezes durante o primeiro mandato americano visando um acordo para a desnuclearização, Pyongyang intensificou seu programa nuclear após o fracasso do encontro realizado em Hanói, 2019.
Kim Yo-jong referiu-se a um funcionário não identificado da Casa Branca que, segundo a agência sul-coreana Yonhap, afirmou que Trump permanece disposto a dialogar para alcançar o desarmamento total da Coreia do Norte.
Ela alertou que se a relação entre Trump e Kim Jong-un for usada para pressionar a Coreia do Norte a abrir mão de suas armas nucleares, isso poderá ser interpretado como uma chantagem ou uma farsa pelos norte-coreanos. Kim Yo-jong pediu ainda que os Estados Unidos reconheçam formalmente que a Coreia do Norte é uma nação com armas nucleares.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login