Mundo
Coreia do Sul e EUA firmam acordo para construir submarinos nucleares
Coreia do Sul e Estados Unidos finalizaram um acordo detalhado para a construção de submarinos nucleares, anunciou na última sexta-feira (14) o presidente sul-coreano Lee Jae-myung.
Lee declarou que um dos principais desafios para a economia e segurança do país — incluindo negociações bilaterais relacionadas a comércio, tarifas e defesa — foi resolvido.
Ele também mencionou que ambos os países concordaram em avançar com o projeto dos submarinos movidos a energia nuclear.
A Coreia do Sul obteve o respaldo necessário dos Estados Unidos para ampliar suas capacidades no enriquecimento de urânio e no reprocessamento de combustível nuclear usado.
Um comunicado conjunto destacou o compromisso das nações em continuar colaborando através de um grupo de trabalho voltado à construção naval, com o objetivo de aumentar o número de embarcações militares e comerciais americanas prontas para uso.
O documento confirma que Washington autorizou a Coreia do Sul a construir os submarinos, embora o local exato da fabricação ainda não tenha sido definido.
A tecnologia dos submarinos nucleares dos Estados Unidos é considerada uma das mais sigilosas do mundo militar.
O acordo inclui que Seul investirá 25 bilhões de dólares na aquisição de equipamentos militares americanos até 2030, além de fornecer suporte estimado em 33 bilhões de dólares para as forças americanas estacionadas no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login