Conecte Conosco

Notícias Recentes

Coronavírus: GDF pede e juíza obriga marido de paciente infectada a passar por exames

Publicado

em

Homem de 45 anos se recusava a ficar em isolamento e a testar sorologia, diz Saúde. Advogada da família nega e afirma que ele ‘ficou ao lado da esposa durante transferência de hospital particular para Hran e depois fez o exame’.

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Após determinação da Justiça, o marido da paciente do Distrito Federal infectada pelo coronavírus, foi submetido a exames clínicos para verificar se também está com a Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF, na manhã desta terça-feira (10).

O homem, de 45 anos, testou a sorologia para o vírus em um laboratório da rede privada. Ele é considerado um caso suspeito da doença, mas segundo o processo, se recusava a fazer quarentena e exames laboratoriais para verificar a presença do vírus no organismo.

A advogada da família da paciente internada por causa do Covid-19, no entanto, afirma que o homem “apenas ficou ao lado da esposa enquanto era feita a transferência dela de um hospital particular para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran)”. Segundo Claúdia Rocha, o homem estava cuidando da esposa – que permanece em estado grave, na UTI.

“Na segunda-feira (9), depois que a esposa estava acomodada na UTI do Hran ele fez o exame, antes mesmo do pedido da procuradoria do DF entrar com o pedido. Ele nunca se recusou.”

Conforme a advogada, o cliente está em casa, isolado, e não apresenta nenhum sintoma da Covid-19. “A família inteira está sofrendo”, afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão da juíza Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa – de obrigar o marido da primeira paciente com Coronavírus confirmado no DF a fazer o exame – atende a uma ação movida pela Procuradoria-Geral do DF. Na medida, a magistrada determinou ainda que o homem fique em isolamento domiciliar até o resultado do exame, sob pena de multa de até R$ 20 mil.

O laudo do exame deve ser divulgado ainda nesta terça, a firma o governo do Distrito Federal (GDF). A Secretaria de Saúde informou que, se o resultado for positivo para o coronavírus, “serão adotadas medidas de acordo com protocolo do Ministério da Saúde”.

Na decisão, consta que, “em uma situação como o surto do Coronavírus, há, de fato, um conflito entre o direito coletivo da sociedade à saúde pública, o dever do Estado de proteger a população e o direito à autodeterminação do cidadão, que, em tese, poderia optar por se submeter ou não a um tratamento médico ou por realizar ou não exames”.

Primeiro caso de coronavírus no DF

A paciente de 52 anos diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal manifestou sintomas de Covid-19 após viagem ao Reino Unido, no mês passado. Ela retornou à capital em 26 de fevereiro e procurou um hospital particular em 4 de março, apresentando febre, tosse e secreções.

Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

Na sexta (6), ela foi encaminhada ao Hran, unidade de referência para o tratamento do vírus. O marido dela a acompanha no hospital e, pelo contato direto com a esposa, é considerado caso suspeito. Uma outra pessoa que teve contato com ela está sendo monitorada em casa.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados