Destaque
Corporaçao americana que financia mídia publica vai encerrar funcionamento
A Corporação para Radiodifusão Pública (CPB), que financia parte da mídia pública nos Estados Unidos há mais de cinquenta anos, anunciou que encerrará suas atividades devido a cortes no orçamento federal aprovados pelo Congresso americano.
Em seu comunicado, a CPB ressaltou que, durante quase seis décadas, cumpriu seu papel de criar e manter um sistema de mídia pública confiável, oferecendo informações, educação e serviços para comunidades em todo o território americano.
“Por meio de parcerias com estações e produtoras locais, a CPB tem apoiado conteúdo educativo, jornalismo relevante para as comunidades locais, mensagens de emergência, programação cultural e serviços essenciais para todos os americanos,” afirma o comunicado.
A presidente e CEO da corporação, Patricia Harrison, comentou que “apesar dos grandes esforços de milhões de americanos que entraram em contato com o Congresso para manter o financiamento federal para a CPB, agora enfrentamos a difícil decisão de encerrar nossas operações.”
Segundo a nota, a CPB já comunicou aos seus colaboradores que a maioria dos postos de trabalho será extinta com o fechamento do ano fiscal em 30 de setembro de 2025. Uma equipe reduzida ficará até janeiro de 2026 para assegurar um fechamento organizado e responsável.
“A mídia pública tem sido uma das instituições mais confiáveis no cotidiano dos americanos, oferecendo oportunidades educativas, alertas de emergência, debates civilizados e conexão cultural em todos os cantos do país,” enfatizou a CEO da corporação no comunicado.
Sobre a CPB
A CPB é uma entidade privada sem fins lucrativos fundada em 1967 por autorização do Congresso dos Estados Unidos. Ela é responsável por administrar os investimentos federais em radiodifusão pública e apoia mais de 1.500 estações de rádio e televisão públicas, que são geridas localmente por todo o país.
Além disso, a corporação é a principal fonte de recursos para pesquisas, inovações tecnológicas e desenvolvimento de conteúdos para rádio, televisão e plataformas digitais relacionadas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login